CorumbáEstadoLadário

FAS: Galeria dos Homenageados conta vida e obra de personalidades da cultura

É o exemplo da integração das culturas que o festival da América do Sul promove”, afirmou Denise

 

É o exemplo da integração das culturas que o festival da América do Sul promove”, afirmou Denise
Para a artista plástica Peninha, a escolha de Helô relembra as suas atividades em prol da cultura corumbaense

Entre as atrações da 9ª edição do Festival da América do Sul que a população de Corumbá pode visitar no pavilhão cultural montado na avenida General Rondon é a Galeria dos Homenageados. O estande apresenta informações sobre a vida e o trabalho realizado pelas cinco personalidades escolhidas pela organização do Festival. Os homenageados desta edição são: o músico Dino Rocha, a professora Maria Margareth Escobar Ribas Lima, do músico José Antônio Mônaco Filho, o Badú (em memória), da ativista cultural Heloísa Urt (em memória) e o escritor uruguaio Leonardo Garet.

Durante visita à Galeria, a viúva do músico José Antônio Mônaco Filho, o Badú, Denise Campos Mônaco, relembrou os trabalhos do artista e a sua busca constante pelas causas sociais. “Recebi com muita felicidade a notícia de que o Badú seria um dos homenageados. O Badú era um músico que além de ser um dos fundadores do Grupo Terra Branca, era um artista que sempre defendeu os direitos humanos e as causas sociais. Esta homenagem feita a estes artistas e personalidades destaca a valorização da arte de nossa terra e as difunde para além das nossas fronteiras. É o exemplo da integração das culturas que o festival da América do Sul promove”, afirmou Denise.

Outro homenageado que ganhou grande destaque desde o lançamento do evento foi a ativista cultural Heloísa Urt, a Helô. A ativista foi lembrada pelo seu filho Felipe da Costa Urt e pela sua amiga de longa data, a artista plástica Marlene Mourão, a Peninha, que também estiveram presentes na galeria. “Foi uma escolha muito bem-vinda. A minha mãe tinha um trabalho íntimo com a cultura de Corumbá e com a população da cidade. A própria filosofia de integração dos povos que o Festival da América do Sul carrega também era um ideal dela. É gratificante ver que este trabalho pela cultura e a assistência social vem sendo relembrado através da minha mãe”, destacou Felipe.

Para a artista plástica Peninha, a escolha de Helô relembra as suas atividades em prol da cultura corumbaense. “A Helô sempre foi ativa nas questões que envolviam a cultura de Corumbá. Ela sempre batalhou para dar o destaque que possuem atualmente eventos como o Carnaval e o banho de São João em Corumbá. A escolha dela como uma das homenageadas era quase que natural, mas a recebemos com grande felicidade”, ressaltou a artista.

A Galeria dos Homenageados é uma das atrações abertas para visitação turística no complexo cultural montado na avenida Marechal Rondon, que conta também com o Pavilhão dos Países, onde são expostos os artesanatos de países como Equador, Argentina, Bolivia, Chile e Paraguai. Os estandes ficarão abertos até o dia 30, com horário de funcionamento das 14 às 22 horas.

 

Por: Da Redação