Ícone do site Pérola News

Exposição de Fotos resgata antigos carnavais de Ladário

Prefeito José Antonio e primeira dama receberam amigos da SSCH na exposição
Irmãos Chico e Assis, militares da reserva, ex-jogadores, foliões ladarenses

Imagens de carnavais passados, verdadeiras relíquias, podem ser vistas pelos ladarenses e visitantes na Exposição de Fotos Carnaval de Todos os Tempos, no Espaço Sóciocultural, no prédio do antigo Cine Ladário, na avenida 14 de Março. Ali estão flagrantes dos irmãos gêmeos ladarenses Francisco e Assis da Cruz Viana, que entre outros talentos foram atacantes do antigo Ladário Atlético Clube (LAC).Chico hoje é militar da reserva e Assis é também presidente da Associação dos Militares da Reserva da Marinha de Ladário.

Há também uma foto do carnavalesco João Bezerra, no ano em que foi Rei Momo mirim de Ladário, e de Ginho, o folião que se fantasiava de Carmem Miranda, a cantora que fazia sucesso nos anos 50 e 60. Uma outra imagem que também chama a atenção é de Geraldo Braga na fantasia que o notabilizou em muitos carnavais – o Tarzan de Ladário. De tanga, sempre com sua lança, o Tarzan ladarense aparece ao lado do professor Waltencir Teixeira ainda menino.

Geraldo, como Tarzan, ao lado do menino Waltencir, hoje renomado professor

Este espaço cultural foi inaugurado na noite de quinta-feira, 16 de fevereiro, pelo prefeito José Antonio, ao lado da primeira dama e secretária de Integração de Políticas Sociais, Gisele Saab, e da diretora presidente da Fundação de Cultura, Miriam Buzzolo, na abertura do Carnaval de Ladário. “Foram essas pessoas que abriram caminho lá atrás e ajudaram a escrever a história do nosso Carnaval”, destacou o prefeito. “Antes de começar nossa grande festa, este é um espaço para refletir e agradecer as famílias que contribuíram para formar esse acervo”, acrescentou.

José Antonio prestou uma homenagem especial a Waltencyr Braga, de 73 anos, que a partir do Carnaval de 2011 voltou a sair fantasiado de Tarzan, resgatando uma tradição que havia sido criada por seu pai, o saudoso Geraldo Braga, que aparece em uma foto da exposição. O prefeito entregou a Waltencyr a reprodução de uma reportagem em que mostra o encontro dos dois no Espaço da Folia, no Carnaval de 2011. “Waltencyr nos ajudou a resgatar uma parte importante da nossa história”, enfatizou o prefeito. Waltencyr agradeceu a reverência e informou que vai desfilar dois dias no Espaço da Folia. “Se pudesse, estaria na avenida nas cinco noites, mas a idade não permite mais, vou dar tudo o que posso para alegrar o Carnaval de Ladário”, afirmou.

Durante a abertura da exposição, o prefeito recepcionou o contra-almirante Márcio Ferreira de Mello, comandante do 6º Distrito Naval, e esposa. Recebeu também um grupo de amigos da diretoria da SSCH, que na noite de quinta-feira realizou em sua sede o Baile de Carnaval dos Velhos Tempos, como parte da programação oficial da Prefeitura. Em um dos painéis, a Prefeitura agradecia a todas as famílias que, cedendo imagens antigas, colaboraram para o sucesso da mostra, que contou com a realização da Fundação de Cultura. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile