Ladário

Estudantes ladarenses participam do I Concurso Cultural Estudantil de Enfrentamento às Drogas trabalhando a prevenção

Encontro aconteceu no Colégio São Miguel

 

Encontro aconteceu no Colégio São Miguel

Famílias desestruturadas, violência, prostituição, risco de doenças incuráveis e morte. Essas são algumas das consequências do consumo de drogas que jovens de escolas municipais, estaduais e particulares de Ladário, mostraram em seus trabalhos, inscritos no I Concurso Cultural Estudantil de Enfrentamento às Drogas, realizado pelo município, através da Secretaria de Educação.

Na manhã desta terça-feira (23), grupos escolares apresentaram coreografias e peças teatrais no Ginásio do Colégio São Miguel. O concurso também recebeu outros trabalhos, como desenhos, cordel, redação, cartazes, monólogos, e projetos. A ideia das atividades é retratar e alertar para dura realidade de dependentes químicos.

“Eu quis retratar o cotidiano dos meus vizinhos e do meu bairro, fico triste com essa realidade, mas infelizmente acontece e eu a presencio todos os dias, por isso resolvi desenhar e escrever um texto para exibir os meus pensamentos, e que bom que deu certo, estou muito feliz com o reconhecimento”, disse Tatiana, 15 anos, estudante da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, que ganhou em primeiro lugar o concurso de desenho na categoria Ensino Fundamental I.

No decorrer da competição que teve inicio com o concurso interclasses de enfrentamento às drogas, realizado dentro das escolas, os jovens se empenharam em produzir algo que transmitisse uma mensagem de que as drogas devem ser evitadas, ainda que haja curiosidade, o incentivo dos colegas, problemas, oportunidade, entre outros fatores que favorecem o primeiro contato.

“O concurso teve como objetivo trabalhar a prevenção de drogas licitas e ilícitas em conjunto com o concurso de projetos educacionais. As escolas se prepararam durante um mês para as apresentações de hoje. O concurso faz parte das ações alusivas ao dia 6 de setembro, onde se é lembrado o dia municipal de combate as drogas, e esta dentro do cronograma de projetos de enfrentamento ao uso de drogas na rede escolar de Ladário”, enfatizou a Gerente de programas e projetos, respondendo pela pasta da Secretaria de Educação Silvana Arruda.

Para o aluno João Lucas Santos, 15 anos, da Escola Municipal João Baptista, a integração com alunos de outras escolas faz com que o assunto ganhe uma dinâmica diferente, “O tema drogas é um assunto muito pesado e difícil de falar, mas durante um mês fomos preparados por nossos professores para falarmos abertamente sobre isso, através de diversas manifestações culturais, e hoje na frente de outras escolas nós conseguimos isso, mostrar de uma forma leve tudo o que aprendemos”, disse.

Os jurados avaliaram todos os trabalhos e elegeram os melhores que foram conhecidos no término do evento. Para a Gestora da Escola Municipal Pólo Farol do Norte e Extensão Maria Ana Ruso, Maria Conceição Viana de Oliveira, todos os participantes são vencedores do concurso, “todos que participaram conseguiram transmitir um recado para dizer não às drogas. Nossas crianças e adolescentes se dedicaram e conseguiram apresentar trabalhos maravilhosos. E para dar continuidade ao assunto nós já temos diariamente um tempo em nossas aulas reservado para esse tema com o propósito de reafirmar sobre a prevenção ao uso de drogas”, informou.

Mãe de dois dos participantes do concurso cultural, Elisângela Aparecida, assistiu todo o evento e era só sorriso com a atuação dos filhos, “o concurso é de grande valia para os alunos e para nós pais, porque é uma forma de conscientizá-los de que as drogas estão mais perto do que pensamos. Meus filhos se empenharam para este dia e hoje, eles estão aqui felizes, acredito que conseguiram passar a mensagem que queriam”, falou e ainda deu um alerta, “más companhias existem. Porém a educação é à base de tudo”, concluiu.

Resultados Finais

Categoria Teatro

1°- Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio

2 °- Escola Municipal Professor João Baptista

3°- Escola Municipal 17 de março

Categoria Dança

1°- Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio

2 °- Escola Municipal Pólo Farol do Norte

3°- Escola Municipal Professor João Baptista

Categoria Desenhos

Ensino Fundamental I:

1°- Laura da Costa/2 ano- Escola Municipal Eduardo Malhado

2 °- Laura Beatriz/ 4ano- Escola Shalon El Shaday

3°- Jennifer Cristiny / Escola Municipal Nelson Mangabeira

Ensino Fundamental II:

1°- Tatiana / 7° ano Escola Municipal Marquês de Tamandaré

2 °- Sizara/ 8 ano da Escola Municipal Marquês de Tamandaré

3°- Laura Aparecida/ Escola Municipal 17 de Março

Educação de Jovens e Adultos:

1°- Elenice/ 4ªfase da Escola Municipal Professor João Baptista

2 °- Argemira/ 4ª fase da Escola Municipal Professor João Baptista

3°-Sionny/ 3ª fase da Escola Municipal Nelson Mangabeira

Categoria Redação

Ensino Fundamental II:

1°- Amanda Caroline/ 7° ano Escola Municipal Professor João Baptista

2°-Maria Júlia RIBEIRO/ 6° ano Escola Municipal Pólo Farol do Norte

3°- Luiza Lima/ 7° ano Escola Municipal Professor João Baptista

Educação de Jovens e Adultos:

1°- Carlos Montenegro/4 ª fase da Escola Municipal Professor João Baptista

2°- Gislayne Colman e Edilaine da Silva/2ª fase da Escola Municipal Professor João Baptista

3°-Maria Aparecida/4ª fase da Escola Municipal Nelson Mangabeira

Categoria Poesia

Ensino Médio:

1°- Antonio Jacinto/ 3ª fase da Escola Municipal Nelson Mangabeira

2°- //

3°- //

Ensino Fundamental:

1°- 2° ano C Escola Municipal Eduardo Malhado- Professora Elizandra

2°- 4° ano A Escola Municipal Nelson Mangabeira- Professora Fatima

3°- 2° ano B Escola Municipal Eduardo Malhado- Professora Elizandra

Categoria Projeto Educacionais

1°- Escola Municipal Eduardo Malhado- Projeto: Diga Não ao Tabaco; Álcool e outras Drogas.

2°- Escola Municipal Nelson Mangabeira- Projeto: Enfrentamento às Drogas na rede escolar de Ladário.

3°- Escola Municipal 17 de Março- Projeto: Enfrentamento às Drogas na rede escolar de Ladário.

 

Por: Da Redação