Ladário

Espetáculo dança e toca MPB consolida Projeto Semear em Ladário

A Oficina de Música apresentou adaptações e três músicas populares brasileiras

 

A Oficina de Música apresentou adaptações e três músicas populares brasileiras
Cantando a música As Pastorinhas, de Noel Rosa, alunos e professores do Projeto Semear prestaram uma homenagem a Helô Urt

O espetáculo Semear dança e tocaMPB reuniu um bom público no Coreto Municipal, sábado, 17 de dezembro, na apresentação de encerramento do ano que consolida o Projeto Semear, criado pela Secretaria Municipal de Educação há três anos, ainda na gestão da professora Eliene Urquiza. Atualmente o Projeto Semear é coordenado por Laura Daniele Segovia Lopes.

“Fechamos com chave de ouro”, resumiu a secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha Santos. “Nossa preocupação é oferecer sempre mais cultura, lazer e conhecimento à população, ocupando nossas praças e parques com espetáculos de alto nível, como esse, dedicados à família ladarense”, destacou o prefeito José Antonio.

A Oficina de Música, coordenada pelo professor Sérgio Pereira, e os instrutores Edmilson Cuelar e José Estevan Vital, apresentaram adaptações e três músicas populares brasileiras, abrindo o concerto com Minueto, de autoria do alemão Johann Philipp Krieger, com mais de mil peças; e do arranjador e violinista Henrique Pinto. Interpretaram Tristeza do Jeca, do instrumentista Angelino de Oliveira. De autoria do compositor e acordeonista Mário Zan, interpretaram o clássico Chalana. De Heitor Villa-Lobos, apresentaram Trenzinho Caipira.

Com apoio da professora Silvana Santos, com as instrutoras Laura Santos Dias e Jamiele Arruda, as crianças da Oficina de Dança do Projeto Semear apresentaram uma série de coreografias de músicas populares brasileiras, entre elas Toda Menina Baiana, de Gilberto Gil; Malandragem, de Cássia Eller, e Roda Viva, de Chico Buarque.

Uma das atrações da noite foi o grupo de dança do Moinho Cultural, especialmente convidado para apresentar duas coreografias que encantaram a platéia.

No final, cantando a música As Pastorinhas, de Noel Rosa, alunos e professores do Projeto Semear prestaram uma homenagem a Helô Urt, ex-direitora da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, falecida em novembro em Corumbá. Helô criou a ala As Pastorinhas, dentro do Carnaval dos Velhos Tempos, para resgatar um dos cordões carnavalescos mais famosos da cidade, juntamente com Pingo de Amor, Cravo Vermelho e Paraíso dos Foliões, que também voltaram a desfilar na avenida graças ao seu incentivo.

Três anos de sucesso

O Projeto Semear foi criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação de Ladário com o objetivo de democratizar o acesso a atividades culturais e esportivas de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). Com aulas de dança, música, xadrez e natação, o projeto atende hoje cerca de 1300 crianças e adolescentes de todo o município. O projeto hoje é constituído por 1300 alunos matriculados na Reme e tem como objetivo a formação pessoal, convivência e cidadania dos mesmos. Criado e mantido pela Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Semear ganhou em 2011 uma sala de dança na SSCH (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária de Ladário) como forma de estimular atividades culturais e esportivas. A socialização e inclusão dos estudantes através de práticas pedagógicas propiciam uma melhor qualidade de vida. No Projeto Semear são oferecidas oficinas nas modalidades de balé clássico e contemporâneo; educação musical; natação e xadrez em atividades extracurriculares nas quais já se verificou um melhor aproveitamento escolar pela complementação do esporte na educação e vice-versa. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário; fotos: Vinicius Boaventura)

 

Por: Da Redação