Ladário

Ladário: Espetáculo Crianceiras reúne mais de 500 pessoas e surpreende público ao reverenciar Manoel de Barros

 

Pela primeira vez em solo ladarense, o Espetáculo Crianceiras encantou o público na noite desse sábado (14). Nem mesmo o frio foi capaz de impedir a realização do evento, que reuniu mais de 500 pessoas em frente ao Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval. Proporcionado pela Prefeitura Municipal de Ladário através da Fundação Municipal de Cultura, o Espetáculo integrou as comemorações alusivas ao 149º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil.

À espera do público, o Espetáculo Crianceiras iniciou às 19h30, com cadeiras ocupadas, luzes apagadas, um espetáculo encantador, que brilhou os olhos da população presente. Crianças, jovens, adultos, todos apreciaram cada detalhe das poesias de Manoel de Barros, musicadas por Marcio de Camillo. Um show de literatura projetado através da música, da animação e da expressão corporal.

Os irmãos bolivianos também marcaram presença no evento. Dorna Carmen veio acompanhando sua filha Bruna, de 5 anos, e sua sobrinha Maria, de 13 anos, que vieram pela escola KAIC assistir à apresentação. “Foi um sacrifício conseguir vir de Puerto Quijaro, mas conseguimos. Foi tudo muito bonito, muito legal. Acho que o espetáculo incentiva as crianças a gostarem da literatura e da arte. É a primeira vez que assistimos a esse espetáculo, e gostamos muito”, falou dona Carmen.

Fotos

Público presente

Mesmo tão pequena e ainda pouco entendida do assunto, Bruna, de apenas 5 anos, veio com os coleguinhas do “Pré – II”, da escola KAIC, assistir ao Crianceiras. “Fiquei dançando o tempo inteiro. O que mais gostei foi o jacaré”, contou Bruna. Maria, prima de Bruna, também gostou do que viu, “foi muito bonito, lindo. Gostei muito quando o casal saiu de trás da tela. Foi lindo, muito lindo”, avaliou.

O Contra-Almirante do Comando do 6º Distrito Naval, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que estava acompanhado de sua estimada esposa, a educadora Luene Garcia Nunes de Oliveira Abreu, o evento foi sensacional. “Achei sensacional. Foi uma iniciativa muito bacana da Prefeitura e da Fundação de Cultura. Eu acho que isso é que é trazer cultura pro povo. Um show desse maravilhoso, magnífico, isso é cultura. Parabéns ao povo de Ladário. Parabéns à Prefeitura de Ladário”, elogiou.

Com o ponto de vista educacional, Luene Garcia aprovou o espetáculo, “tenho que parabenizar a iniciativa da Prefeitura. Eu achei sensacional. O espetáculo é criativo, lúdico. Você vê que é interativo. As crianças participam, o público responde. Eu acho que é isso que faz a diferença”; e ponderou a apresentação como uma prática escolar: “Num espetáculo como esse, o objetivo é trazer a literatura para a sala de aula e levar a leitura para as casas das crianças. E a leitura não se dá apenas através dos livros, ela se dá através da música também”.

Integrando as comemorações alusivas ao aniversário de 149 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o evento trouxe à Ladário as Poesias do aclamado poeta pantaneiro Manoel de Barros, através de uma adaptação criativa concebida pelo músico de Marcio de Camillo, encenadas por meio da música, da animação tecnológica e da expressão corporal. A musicalidade teve interação com imagens físicas e projetadas. Crianceiras contou e encantou delicadamente, no desenrolar das intrigas, jeitos inesperados para a liberdade dos curiosos personagens, que envolveram o público no decorrer das apresentações.

Aos olhos do Prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, o Espetáculo foi muito feliz. “Foi um Espetáculo muito bonito. E foi muito bom reunir aqui nesse espaço, com a história do nosso Pórtico, a cultura do poeta Manoel de Barros, nessa data importante a todos nós, que é a Batalha Naval do Riachuelo. Além disso, trazer aqui para Ladário espetáculos de cultura, espetáculos que falem de poesia, trazer os artistas para conhecerem a nossa cidade, registrar os lugares bonitos que nós temos, engrandece nossa cidade, engrandece nossa população. Essa noite foi muito feliz para Ladário”, analisou o Prefeito.

Acompanhado da primeira-dama, Gisela Maria Saab e Faria, o Prefeito ainda afirmou a possibilidade de futuras apresentações como essa, que devem fazer parte das festividades do município. “Um dos aspectos mais significativos dessa noite foi a aceitação, a vinda do público nesse dia de frio. Isso mostra que a nossa população tem esse desejo de que mais espetáculos possam vir pra cá. Talvez esse volte, ou talvez venham outros espetáculos que possam contribuir para a cultura da nossa cidade”, afirmou.

Já Para a primeira-dama, nada barrou o evento: “Eu achei um espetáculo bonito, emocionante, leve, tudo de bom. Nem o frio atrapalhou. Nada atrapalharia. Foi tudo muito lindo”, falou Gisele.

Concebido pelo músico Marcio de Camillo a partir da obra de Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade, inspirado nas iluminuras da artista plástica Martha Barros, sob a direção de Luiz André Cherubini e com a estética teatral do Grupo Sobrevento de Teatro de Animação, o Espetáculo Crianceiras, amálgama teatro e cinema de animação, música, tecnologia digital e literatura, fazendo-se ponte da obra poética para a infância. A cena é construída a partir do brincar dos intérpretes com a palavra do poeta musicada em interação com imagens físicas e projetadas que, delicadamente, no desenrolar das intrigas caçam jeitos inesperados para a liberdade dos curiosos personagens Bernardo, Sebastião, Caranguejo Se Achante, Sombra-Boa, e outros. Uma encenação delicada, sofisticada, inusitada e bela, concebida por artistas criadores comprometidos com a estética contemporânea da arte feita para crianças.

O Espetáculo Crianceiras está na estrada e já percorreu todos os cantos do Brasil. A equipe é composta por 20 pessoas entre técnicos, engenheiros e artistas. Crianceiras é considerado por Marcio um “projeto-família”, de arte e transformação, destinado à educação. Marcio de Camillo contou que a ideia do Crianceiras surgiu quando ele viu a necessidade de ensinar poesia à sua filha. “Ensinar a criança com arte, é aí que entra a arte e transformação”, resumiu.

Quando questionado pelo reconhecimento do poeta Manoel de Barros ao Espetáculo Crianceiras, a resposta rápida de Marcio de Camillo captou todo o seu valor.

“Ele fala que ele fez a poesia e eu fiz o encanto”, contou Marcio. “Pra mim foi uma surpresa sair da cortina e olhar a plateia lotada”, finalizou o artista. Morando em Campo Grande, Manoel Wenceslau Leite de Barros é advogado, fazendeiro e poeta, reconhecido internacionalmente como um dos mais originais do século e mais importantes do Brasil.

 

Por: Da Redação