Ladário

Especialistas ambientais conscientizam estudantes de Ladário

 

Bióloga Débora Marques proferiu palestra na Escola João Baptista

Com um ciclo de 25 palestras e oficinas nas escolas da rede pública e privada, Ladário comemorou a Semana do Meio Ambiente, com realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Gerência do Meio Ambiente. O evento culmina com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorada neste 5 de junho juntamente com Corumbá na Praça da Independência. Neste sábado, 4 de junho, na Praça do Coreto da avenida 14 de Março, acontece a 2ª Mostra de Produções Sustentáveis.

A Oficina de Bijuterias com Materiais Reciclados foi conduzida pela professora Elis Regina Sarate, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Em outra oficina, a nutricionista Marcele de Paula Figueiredo, da Smel, abordou o tema de Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos e receitas com sobras de alimentos.

Uma das palestras trouxe da Embrapa Pantanal a bióloga Débora Marques, que falou para os alunos da Escola Municipal João Baptista sobre Impactos Ambientais nos rios do Pantanal. Especialista em piscicultura, Débora alertou sobre os impactos provocados pela introdução de alguns peixes no sistema, como a espécie tucunaré, que marca território, devora todos os que passam por perto e possui 22 peixes nativos que fazem parte de sua dieta. O tucunaré foi um peixe trazido da Amazônia para o Pantanal. Outra ameaça, segundo a bióloga, é o mexilhão dourado, uma espécie aquática que chegou da Ásia na água acumulada nos lastros dos navios, e se instalou facilmente no Pantanal. “Hoje entope canos e canais, prejudicando a navegação”, comentou.

Luiz Donizeth Minzão, coordenador de Controle de Vetores do CCZ de Corumbá, proferiu palestra na Escola Municipal 17 de Março sobre a transmissão de doenças como a dengue, febre amarela e leishmaniose. Alertou sobre os flamboyant, árvores importadas da África que hoje fazem parte da paisagem de Ladário e Corumbá. “A árvore forma uma cavidade e se torna um criador em potencial do mosquito transmissor. Aconselha-se jogar terra nessa cavidade para evitar acúmulo de água”, afirmou o especialista. Segundo ele, uma fêmea do aedes aegypti dura em média 30 dias e transmite o vírus enquanto permanecer viva. “E uma única fêmea é capaz de infectar até 300 pessoas”, alertou, orientando sobre a necessidade de se manter a cidade sempre limpa, com rede de água tratada e saneamento básico.

ATO PÚBLICO

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será celebrado com um grande ato público em Corumbá. Diversas atividades estão programadas para a Praça da Independência, com início às 15 horas deste domingo. A ação é coordenada pela Prefeitura de Corumbá juntamente com a Prefeitura de Ladário, Embrapa Pantanal, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Campus do Pantanal da UFMS, Imasul, Polícia Militar Ambiental, Ong Paz e Natureza Pantanal, Diocese de Corumbá, Instituto Homem Pantaneiro, Fundação O Boticário e a Fundação Barbosa Rodrigues – Muhpan. A Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Fundação de Esportes (Funec) e as secretarias municipais de Educação e Saúde Secretaria Municipal de Saúde também estão envolvidas na programação. Logo após a abertura oficial da ação, o pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, profere palestra sobre Mudanças Climáticas. Em seguida haverá apresentações culturais da Oficina de Dança do Pantanal e do projeto Semear, de Ladário. Servidores da Secretaria de Saúde apresentam a peça “De pouco em pouco defendemos o meio”.

Uma gincana ecológica será realizada no local. O tema será “Selecionar para Reciclar”. Várias tendas vão expor trabalhos voltados a preservação ambiental. Em uma delas ficarão expostas esculturas feitas com materiais recicláveis, resultante do concurso “Escultura Ecológica: A arte de criar com recicláveis”, efetuado nas escolas de Corumbá. O julgamento e a premiação dos vencedores acontecem às 17 horas. (Informações da Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação