Ladário

Escolinha de futebol é opção de vida saudável em Ladário

O projeto é direcionado a crianças e adolescentes ladarenses dos 12 aos 17 anos

 

O projeto é direcionado a crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos (Foto: Vinicius Boaventura)

A escolinha de futebol do Atlético Clube São José é um exemplo de como o apoio de parcerias são importantes. Pelo quarto ano consecutivo ela foi um dos projetos contemplados pelo programa Comunidade Participativa, desenvolvido pela Mineradora Vale, na categoria Transformação Social. O apoio com material esportivo tem sido decisivo para a manutenção e avanço do projeto direcionado a crianças e adolescentes ladarenses dos 12 ais 17 anos.

Há seis anos em Ladário, a escolinha treina nas instalações do Jornada Ampliada (Peti), no Complexo Esportivo da Prefeitura, que este ano ampliou seu apoio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com a distribuição de lanches, após os treinos, aos jogadores inscritos. Luana Vieira da Silva, de 15 anos, e Caroline Carneiro, de 12, alunas da Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, estão empolgadas com a oportunidade de treinar no São José. “Sempre gostei de futsal e agora posso também jogar no campo e, quem sabe, chegar a um grande time”, afirmou Luana.

A escolinha é coordenada por Antônio Carlos Pereira, de 54 anos, que há 20 anos ensina futebol a garotos – e agora também a garotas, já que doze meninas estão inscritas na escolinha. “O objetivo é afastar essa garotada do caminho das drogas e ensinar a ter disciplina e boa conduta”, destacou Pereira. “Nosso projeto é uma coisa séria e de responsabilidade social, por isso precisa crescer”, acrescentou o treinador.

O trabalho de cunho social acaba servindo de escada para jogadores que se projetam na escolinha e conseguem uma vaga no time do Pantanal ou do Corumbaense. Pereira cita como exemplos os jogadores Roger, Dieguinho e Safadinho, que se projetaram em equipes maiores. “E mais recentemente tivemos o caso de um menino de 12 anos, o João Paulo, que foi avaliado a aprovado pelo São Paulo”, contou.

Além da escolinha para meninos e meninas, o São José ainda disputa o Campeonato Estadual sub-18 (para atletas com idade abaixo dos 18 anos) e já representou o Pantanal no Campeonato Estadual sub-20. Este ano, o time sub-18 pode se sagrar antecipadamente campeão do Campeonato da Liga se vencer o time do Amigos em jogo marcado para o dia 26 de novembro, sábado, às 15h30, no Estádio Vicente Fortunato, em Ladário, na decisão do segundo turno.

Serviço: Escolinha de Futebol Atlético Clube São José, campo do Complexo Esportivo do Jornada Ampliada (Peti), ao lado da Prefeitura de Ladário. Treinos às terças e quintas-feiras às 17h. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário)

Há seis anos em Ladário, a escolinha treina nas instalações do Peti (Foto: Vinicius Boaventura)

 

Por: Da Redação