O prefeito de Ladário, Iranil Soares, recebeu em seu gabinete a secretária municipal de Educação, Elizama Medina, e representantes das escolas municipais Professor João Baptista, Farol do Norte e Irmã Régula e das suas respectivas Associações de Pais e Mestres. A pauta foi a assinatura do convênio para destinar recursos do Governo do Estado às escolas, recebidos por meio do “Prêmio Escola em Destaque”, ocorrido em 2023.
O prêmio é instituído pelo Programa MS Alfabetiza, de autoria do Governo de Mato Grosso do Sul, e regido pela Lei Estadual 5.724/21. O objetivo do programa é o fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nas redes públicas de ensino do território sul-mato-grossense, por meio da aquisição do domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular.
O “Prêmio Escola Destaque” é destinado a premiar escolas públicas estaduais e municipais que tenham obtido, no ano anterior à sua concessão, os melhores resultados de alfabetização, aferidos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS) e mensurados pelo Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul (IDAMS).
O valor total repassado às Unidades Educacionais nessa primeira parcela corresponde à 140 mil reais, os quais deverão ser investidos no desenvolvimento, pelo período de um ano, de ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das escolas que tenha apresentado os menores resultados de aprendizagem, as quais ficam denominadas escolas apoiadas, conforme regulamento a ser expedido pela Secretaria de Estado de Educação.
E a Rede Municipal de Ensino – REME – de Ladário segue na disputa nesse ano de 2024: há a possibilidade das 2 escolas destaques receberem o restante da parcela no valor de 20 mil cada – caso elas mantenham ou elevem os níveis de aprendizagem apresentado em 2023.