Ladário

Escolas da Reme de Ladário são contempladas pelo Programa Mais Cultura

 

As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Ladário, 17 de Março e Professor João Baptista, foram contempladas pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, do Governo Federal. O programa tem como objetivo aproximar iniciativas culturais das praticas escolares firmadas entre o Ministério da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), de modo especial, no ensino fundamental.

Dentro da escola 17 de Março, o programa atenderá o artesanato. Os alunos, professores, pais e até mesmo monitores estarão desenvolvendo o artesanato da região. “É um espaço que estávamos esperando para fazer essa aproximação entre escola e comunidade. Materiais artesanais e Monitores qualificados, claro, lembrando que vamos valorizar artistas da nossa cidade, com a participação deles no Programa. Uma iniciativa que deverá valorizar o artesanato local e regional, dentro de Ladário”, afirmou o diretor da escola 17 de Março, Raimundo Pinheiro dos Santos.

Já a escola, Professor João Baptista, maior instituição da Reme no município, com 1.020 alunos, tralhará com o Teatro e Dança. “Vamos aproximar as iniciativas culturais das práticas escolares, desenvolvendo essas atividades juntamente com a comunidade”, disse a diretora da escola Jaqueline Monroe de Araujo Urtiza.

Além deste programa, as duas instituições também participam do Programa Mais Educação que é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação, com praticas esportivas, acompanhamento escolar, grafitagem,incentivo na Banda de Percussão, além de acompanhamento escolar com os alunos em período alternativo nos macrocampos.

O Mais Cultura nas Escolas é uma Iniciativa dos ministérios da Educação, da Cultura e do Desenvolvimento Social, sua operacionalização será feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).Cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil. Conforme o programa, o valor será calculado de acordo com o número de alunos matriculados na escola.

“O recurso deverá ser investido na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas das escolas, uma ótima oportunidade de não só valorizar a nossa cultura, como também dar incentivo nas atividades com a comunidade ladarense, uma pratica que já é adotada dentro da nossa metodologia de trabalho, priorizando essa aproximação”, informou a gerente de Programas e Projetos do município, Silvana de Araujo Arruda .

Além disso, o programa aponta que das 14,3 mil escolas habilitadas a participar do programa, 67% têm alunos atendidos pelo programa Bolsa-Família do governo Federal. Desse total de escolas, 13,6 mil adotaram a educação em tempo integral; 675 implantaram o ensino médio inovador e 251, os dois sistemas. O programa Mais Cultura nas Escolas, ainda terá mais duas etapas de divulgação, sendo nos dias 10 de fevereiro e março. Outras escolas da Reme também aguardam a divulgação.

 

Por: Da Redação