Com a intenção de melhorar a qualidade da educação na escolas municipais são desenvolvidos vários projetos que contemplam a diversidade de cada instituição. Um deles é o projeto “letras e números viram artes e jogos”, que acontece na Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio.
O projeto foi implantado pelo diretor da escola, Vantencyr Teixeira, com o apoio dos professores e coordenadores com a finalidade de despertar o interesse de todos os participantes pela leitura, brotando em cada um a importância de se cultivar o hábito de ler, desenvolvendo assim a criatividade, a assimilação de conteúdos e a facilidade no raciocínio.
Ao longo de todo o ano letivo, são feitas rodas de leituras que unem alunos de séries selecionadas para apreciarem uma leitura de um jeito diferente. Através do ditado desenhado, as crianças transformam o mundo lúdico em que vivem em realidade no papel, trabalham montagens de papel com a intenção de provocar ideias, aprendendo dessa forma a não esperar o professor mostrar como se faz e sim, tentar fazer sozinho. A matemática aguça o raciocínio mais rápido de uma forma simples e prazerosa como em um quadro de memórias ou um quebra cabeças.
Essas atividades são maneiras de alfabetizar as crianças de um modo criativo e espontâneo, proporcionando assim uma nova postura com relação ao ensino.
Para o diretor, é uma grande satisfação ver os alunos correspondendo a tudo que está sendo feito. “Eles ficam com a auto estima elevada, se sentem importantes e mais inteligentes e tudo isso reflete nos pais que retornam a escola para agradecer e contar como o filho se comporta em casa, isso é muito gratificante”. (Assessoria de Imprensa PML)
Por: Da Redação