Ladário

Escola Francisco Mendes Sampaio desenvolve projeto para despertar o gosto dos alunos pela leitura

Projeto contempla a diversidade da instituição (Foto: Pérola News)

 

Alunos participando do projeto (Foto: Pérola News)
Projeto contempla a diversidade (Foto: Pérola News)

Com a intenção de melhorar a qualidade da educação na escolas municipais são desenvolvidos vários projetos que contemplam a diversidade de cada instituição. Um deles é o projeto “letras e números viram artes e jogos”, que acontece na Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio.

O projeto foi implantado pelo diretor da escola, Vantencyr Teixeira, com o apoio dos professores e coordenadores com a finalidade de despertar o interesse de todos os participantes pela leitura, brotando em cada um a importância de se cultivar o hábito de ler, desenvolvendo assim a criatividade, a assimilação de conteúdos e a facilidade no raciocínio.

Ao longo de todo o ano letivo, são feitas rodas de leituras que unem alunos de séries selecionadas para apreciarem uma leitura de um jeito diferente. Através do ditado desenhado, as crianças transformam o mundo lúdico em que vivem em realidade no papel, trabalham montagens de papel com a intenção de provocar ideias, aprendendo dessa forma a não esperar o professor mostrar como se faz e sim, tentar fazer sozinho. A matemática aguça o raciocínio mais rápido de uma forma simples e prazerosa como em um quadro de memórias ou um quebra cabeças.

Essas atividades são maneiras de alfabetizar as crianças de um modo criativo e espontâneo, proporcionando assim uma nova postura com relação ao ensino.

Para o diretor, é uma grande satisfação ver os alunos correspondendo a tudo que está sendo feito. “Eles ficam com a auto estima elevada, se sentem importantes e mais inteligentes e tudo isso reflete nos pais que retornam a escola para agradecer e contar como o filho se comporta em casa, isso é muito gratificante”. (Assessoria de Imprensa PML)

Alunos da Escola Francisco Mendes Sampaio apreciam uma leitura de um jeito diferente (Foto: Pérola News)

 

Por: Da Redação