Desde o primeiro mandato da administração do Prefeito José Antonio Assad e Faria, as escolas municipais de Ladário vem recebendo grandes investimentos em infra-estrutura e programas educacionais que elevam a qualidade do ensino dos alunos de Ladário. Mais de 12 salas de aula foram construídas e entregues, ampliando a capacidade de ensino da rede municipal, outras salas foram reformadas, laboratórios de informáticas foram implantados com aquisição de computadores, quadras de esporte foram construídas e outras receberam cobertura e iluminação, além de novos refeitórios, bibliotecas, acessibilidade e transporte escolar.
Somente a Escola Municipal Professor João Baptista recebeu durante o período de 2009 a 2012 mais de meio milhão de reais em investimentos, com reforma de cinco salas de aula, recuperação da quadra de esportes com a construção de cobertura, construção de amplo refeitório e sala multifuncional climatizada.
Este ano, a maior escola municipal de Ladário conta com mais 760 mil reais, com recursos do Fundeb, aplicados na reforma geral da escola com climatização de todas as salas de aula. Este é o maior investimento já feito até hoje em uma única escola municipal.
De acordo com a vice-diretora da escola, Edione Ferreira, o lado positivo de toda a reforma, além do conforto para todos, é o ensinamento diário aos alunos de como cuidar do patrimônio público e de utilidade própria. “Estamos mostrando a todos o quanto é importante o cuidado com as paredes, os quadros, as cadeiras, as janelas, os banheiros para que possamos manter a nossa escola sempre bonita. Temos que dar o exemplo, pois é um patrimônio nosso!” afirma.
Em toda reforma existe certo desconforto quanto à realização da obra, porém essa está sendo tratada de forma diferente pelos alunos. Segundo a aluna da 9ª série, Isabelly Medina, “tem barulho, tem poeira, mas não ligamos para isso, porque sabemos que logo tudo isso acaba e teremos tudo novinho e de primeira qualidade”, lembrando que sempre estudou na escola João Baptista afirma “Para mim essa reforma é uma conquista porque como eu sempre estudei aqui, acompanhei tudo e pude usufruir de todas as conquistas. Eu pretendo dar continuidade na preferência por essa escola que foi a escola que passou de minha mãe para mim e assim vai ser quando eu tiver filhos, pelo menos eu espero.”
Já para João Paulo Neves, que é ex aluno da escola, é muito emocionante ver as conquistas, “ Na minha época não era assim. Fico feliz por ver a escola que eu estudei durante anos passando por tantas melhorias. A escola merece, as crianças merecem e todos os profissionais que ali trabalham para educar merecem também. É muito gostoso presenciar esse desenvolvimento de Ladário como um todo, porque essas reformas não só nas escolas como em outros lugares da cidade. É uma grande melhoria que vai trazer conforto para nós ladarenses”.
Para Edione que também é professora, a melhoria na estrutura da escola realmente está mexendo com os 1.090 alunos que são divididos em três períodos, e se mostram bem mais à vontade na escola, “ é tudo uma questão de adaptação e eles estão se familiarizando muito bem com a chegada da tecnologia, de novos equipamentos, de novos espaços físicos e da climatização no ambiente”, já no que diz respeito ao estudo, ela diz que dentro desse ensinamento de cuidado eles valorizam muito mais os professores e tudo que está sendo ensinado, “ eles estão bem mais interessados e priorizando o ensino não só pela questão do IDEB, mas pela questão de autônima e mudança de comportamento”, finaliza. (Assessoria de Imprensa PML)
Por: Da Redação