Ladário

Escola Frascisco Mendes Sampaio fica em 1º lugar no Projeto Ecovídeo

Franscisco Mendes Sampaio conquistou o primeiro lugar

 

O projeto teve como intuito de contemplar o meio ambiente escolar e a comunidade local
Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio conquistou o primeiro lugar

Em resposta a pergunta do Projeto Ecovídeo – “Como transformar sua escola e o seu entorno em um espaço sustentável?”, que aconteceu durante a 6º Semana do Meio Ambiente em Ladário, os alunos da Escola Municipal Franscisco Mendes Sampaio, primeiro lugar com 119 visualizações, trouxeram a sustentabilidade, onde desenvolvem um trabalho dentro do jardim da instituição, com o intuito de preservar os animais e também as plantas que habitam o local. Eles foram premiados com uma bicicleta.

Bem concorrido, o projeto, teve como intuito de contemplar o meio ambiente escolar e a comunidade local, identificando problemas socioambientais e propondo soluções, envolvendo toda a comunidade escolar no projeto.

“Foi um trabalho de aprendizagem e acima de tudo de dedicação por parte dos alunos. Avaliamos as ideias e também as respostas aos problemas enfrentados por eles, no meio em que a maioria está, a sua escola e também em torno dela”, falou a Bióloga e Diretora de Gestão e Controle Ambiental da Fundação do Meio Ambiente, Ligia Lopes Teixeira.

Para a aluna da escola vencedora, do 7º ano, Carla Leite, o projeto serviu para mostrar como eles trabalham para tentar desenvolver um espaço mais saudável, unindo assim, aprendizagem das aulas de Ciência e também os cuidados com os animais que ali ficam.

“Essa é uma reponsabilidade o qual todos devemos ter, enquanto cidadãos de bem. Preservar o meio em que vivemos é a nossa obrigação, bem como também aprender e levar isso aos nossos amigos e parentes. Afinal, vivemos em meio a um ecossistema que encanta milhares de pessoas que atravessam o Oceano para estar aqui em nosso solo pantaneiro”, disse Carla.

Ao todo, cinco Ecovídeos foram produzidos pelos estudantes ladarenses, sendo 04 de Escolas da Rede Municipal de Ensino e 01 Estadual. Em segundo lugar, levando como prêmio uma máquina digital com 62 visualizações, ficou a Escola Municipal Professor João Baptista, que apresentou Reciclagem; seguido da Escola Pólo Farol do Norte, com o tema Plantando o Fruto das Novas Gerações, em terceiro lugar, faturando um aparelho de som, com 80 visualizações.

Os vídeos foram avaliados pela Bióloga da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Pantanal- Luci Zanatta e do Imasul Lisane Kauf. “Na avaliação, contou os números de de visualizações e o voto das juradas, onde o Frascisco Mendes Sampaio se consagrou campeão”, explicou Ligia.

Além disso, foram realizadas palestras para os alunos da Reme, estado e escolas particulares, abordando os mais variados temas ambientais, desde gestão de resíduos sólidos, conservação dos recursos hídricos, a arborização nas ruas das cidades, dentre outros.

Todas as palestras foram ministradas pelos pesquisadores da Embrapa/Pantanal, professores e alunos da UFMS e IBAMA, que levaram as temáticas durante as visitas nas escolas, com solução para os problemas ambientais, mostrando como a população deve ajudar na preservação.

Já neste sábado (07), a partir das 08h30, os moradores do bairro Boa Esperança (SEAC), receberão uma ação que mobilizará toda a comunidade com o tema “Campanha contra o Lixo”, que está em sua terceira edição e conta com a parceria da empresa Granel Química, marcando o encerramento da 6º Semana do Meio Ambiente em Ladário.

Será realizado concurso de cartazes relacionados ao Meio Ambiente, onde todos os participantes poderão concorrer a premiações. As atividades ocorrerão no Campo de Futebol do bairro.

Confira os Ecovídeos:

VÍDEO 01

VÍDEO 02

VÍDEO 03

 

Por: Da Redação