Ladário

Fazendo parte da Operação Ágata 9, Marinha entrega Aciso realizada na Escola Francisco Mendes Sampaio

 

Para os 345 alunos da Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, matriculados regularmente na Rede Municipal de Ensino, à volta as aulas será uma novidade. A surpresa é por conta dos serviços realizados pela Marinha do Brasil, durante a Ação Cívico-Social (Aciso) na Unidade Educacional, que serão entregues a administração do prefeito José Antonio Assad e Faria nesta quarta-feira, 29 de julho, fazendo parte da Operação Àgata 9.

O evento começará a partir das 13h30, e acontece na sede da escola, localizada na rua Riachuelo, bairro Santo Antônio. Ao todo, foram 15 dias de trabalho, que contou com a participação de aproximadamente 50 militares do 6º Distrito Naval.

Além disso, viaturas e equipamentos da instituição também foram utilizados durante os serviços, bem como a participação de 10 pais de alunos, que ajudaram na limpeza, grafitagem e nos serviços de manutenção da parte elétrica.

De acordo com a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos, essas ações vem de encontro cada vez mais reforçar a integração entre o município e a Marinha do Brasil juntamente com a comunidade escolar.

“São melhorias feitas que beneficiarão as nossas crianças, proporcionando um espaço mais cômodo e aconchegante, assim, como é a nossa proposta dentro das instituições de ensino de Ladário, levando desta forma uma melhor qualidade de vida para todos e uma educação de qualidade, ainda mais tendo como base a participação dos pais dos alunos, o que reforça ainda mais a importância dos trabalhos que serão apresentados ”, disse Maria Eulina.

Na ação foram feitos Retirada de 90 luminárias tipo calha; Fornecimento e instalação de 90 luminárias plafonier com lâmpadas; Balanceamento de carga de quadro elétrico da iluminação externa da escola; Troca de dois reatores para lâmpada de vapor de sódio; Confecção de uma caixa de passagem em alvenaria para a rede de instalações elétricas; Instalação de seis quadros escolares para canetas atômicas; Fornecimento e instalação de três portas de madeira; Fornecimento e instalação de uma porta metálica; Troca de 3 fechadura externas; Alinhamento de telhas cerâmicas no telhado das salas de aula; Instalação de trinta e seis tomadas; Confecção de 216 m² de alambrado de proteção para quadra de esporte; Retira de 90 m² de estrutura metálica desgastada; Reforma de uma mesa de ping-pong; Reforma de esturra metálica de equipamentos esportivos; Fornecimento e instalação de redes para equipamentos esportivo de futsal, vôlei e basquete; Pintura geral da quadra de esportes; Pintura externa geral; Corte de mato; Retirada de 36 m³ de entulho; Fornecimento e instalação de duas pias para lavatório com torneira e acessórios; Lubrificação de seis válvulas hidra; Recomposição de 4m² de parede com azulejo danificado; Fornecimento de material para desenvolvimento de trabalhos artísticos nas paredes da escola desenvolvidos por jovens grafiteiros da comunidade; Fornecimento e instalação de 15 m² de telha metálica na cobertura da quadra de esportes.

Na oportunidade também foi realizada a pintura interna de seis salas de aula, sendo uma sala multifuncional; uma biblioteca; quatro banheiros; uma sala de informática; uma cozinha; um depósito de mantimentos; um depósito de materiais para esportes; um depósito para materiais de limpeza; uma sala de professores; uma secretaria.

Operação Ágata 9

A Aciso, além de entregar os serviços de reforma da Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, também contará com a presença do ministro da Defesa do governo federal , Jaques Wagner, bem como autoridades das Forças Armadas que integram a comitiva do Ministério da Defesa.

A comitiva estará na região para acompanhar a fiscalização da Operação Ágata 09, que tem como objetivo fiscalizar as regiões de fronteira, preservando a soberania nacional, combatendo o crime transfronteiriço.

Na região de Corumbá somente o Comando do 6º Distrito Naval disponibiliza o efetivo de mil soldados, além do emprego de nove Navios, três helicópteros, 40 embarcações e 23 viaturas para realização da operação.

A Operação Ágata 9 percorrerá os 4.045 quilômetros de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, tendo como responsabilidade do Ministério da Defesa, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), junto com a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, assim como a Receita Federal, totalizando 46 instituições envolvidas. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação