Ladário

Equipe Forças no Esporte se destaca nas provas de rua

 

Equipe do Forças no Esporte ocupou primeiras colcações

Os veteranos Baianinho e Maria Luciane venceram sábado (11 de junho) a Corrida Rústica em comemoração ao 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha, com percurso de 8km para os homens e 5km para mulheres, e além deles também brilharam os atletas da equipe do Forças no Esporte, convênio da Marinha com as Prefeituras de Ladário e Corumbá, que ocuparam as primeiras colocações nas faixas dos 12 aos 27anos.

Um dos destaques da corrida foi a ladarense Michele Rodrigues Serem, segunda colocada geral e primeira na faixa dos 10 aos 12 anos, atleta do Forças no Esporte. Ele marcou o tempo de 22min40s e só ficou mesmo atrás da grande campeã Maria Luciane Rondon.

Moradora do Seac, a pequenina Michele é citada como exemplo de superação após um ano e meio de preparação no projeto Forças no Esporte. “Ela gosta de futebol, mas observamos que tem grande potencial para as corridas de rua”, afirmou o técnico da equipe, Maurilio da Costa Souza. “O projeto Forças no Esporte começa a render frutos”, destacou o secretário de Fomento ao Desenvolvimento Econômico de Ladário, Jorge de Castro, durante a premiação. “É estratégico para a inclusão social”, ressaltou o prefeito José Antonio, que assistiu à prova.

Pelo Forças no Esporte, Edna Pinheiro, Érica Gomes, Wendel Santana e José Carlos Gomes também foram vencedores em suas categorias. Também subiram ao pódio e foram premiadas Mariana Rodrigues (segunda colocada na categoria dos 13 aos 17 anos) e Jenifer Gutierrez (segundo lugar na faixa de 10 a 12 anos).

O contra-almirante Márcio Ferreira de Mello, comandante do 6º Distrito Naval, correu os 8km do percurso ao lado de colegas militares. A prova foi disputada em oito categorias, com largada e chegada no Pórtico da Marinha e percurso pelas avenidas 14 de Março e a Rio Branco. A categoria pelotão foi vencida pelo 5º Batalhão de Infantaria de Marina da Bolívia, com sede em Puerto Quijarro. O pelotão boliviano contou com 39 corredores.

Com 47 anos, Maria Luciane, campeã geral, correu ao lado de uma das sete filhas, Lucélia Rondon (segunda colocada na faixa de 27 a 32 anos), e observou o bom desempenho da segunda colocada, a ladarense Michele Serem, de apenas 12 anos. Entre elas existe uma diferença de idade de 35 anos – e na pista, na chegada da prova, a diferença foi de 1 minuto – Michele fez o percurso em 22min40s. Nada mal para quem está começando.

Treinador aponta evolução de atletas

Os primeiros resultados do trabalho de descoberta e preparação de atletas do projeto Forças no Esporte começam a aparecer, observa o técnico da equipe, Maurílio da Costa Souza, de 51 anos, suboficial da reserva e professor de Educação Física. Ele cita nomes como José Carlos Gomes, de 12 anos, primeiro colocado na sua categoria na primeira etapa do Circuito de Rua de Corumbá e novamente campeão na Corrida Rústica da Marinha. Michele Serem ganhou a prova dos 5 km em Corumbá e ficou em segundo lugar na Corrida Rústica. Outro potencial apontado pelo treinador é Wendel Fernandes, segundo colocado em Corumbá. “No atletismo os atletas dependem de detalhes técnicos; quando todos estiverem correndo com tênis apropriados os resultados serão melhores”, avaliou o treinador. O projeto é desenvolvido por militares do Grupamento de Fuzileiros Navais, reservistas e profissionais especializados. Natação, futsal, atletismo, vôlei, basquete são as modalidades aplicadas durante os treinos, três vezes por semana, no contraturno escolar, para crianças e adolescentes na faixa dos 7 aos 17 anos. Estão inscritas 150 crianças e adolescentes de Ladário e outras 50 de Corumbá. (Informações da Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação