Garantir o acesso à cultura, à educação e motivar o aprimoramento musical de mestres e alunos de bandas e fanfarras de dez municípios foram alguns dos objetivos demonstrados pelo governo do Estado durante a solenidade de entrega dos 220 instrumentos musicais realizada nesta quarta-feira (29).
Prova disso já é vista e sentida pela Banda de Percussão de Rio Brilhante que com a chegada dos novos instrumentos sofrerá transformação: de banda de percussão se tornará uma banda musical, explica o maestro e educador musical Fabiano Barbosa. “Com a chegada dos instrumentos de sopro, a exemplo do trompete, trobone e bombardão, passaremos a ser uma banda musical e isso representa muito porque nosso trabalho vai crescer. Como banda de percussão nossas atividades eram um tanto limitadas e vemos nos kits a oportunidade de mudanças”, comemorou o maestro.
E quem já participa do mundo de partituras e melodias, sabe o bem que a música faz. “Quando entrei para a banda já tocava flauta. Mas dentro do grupo tive contato com a lira e com mais ensinamentos. Meu sonho é me tornar uma musicista e eu penso em entrar em uma faculdade. Mas a banda já tá me ajudando a ter um bom conhecimento. O maestro dá muitas dicas legais”, conta Samanta Maikeli, de 13 anos de idade.
Criada em 2007 a banda de percussão começou com cerca de 30 jovens e hoje já conta com uma formação de 60 pessoas entre crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 16 anos. O maestro Fabiano conta que até agora os instrumentos manuseados pelos jovens eram de percussão, tais como caixas, bumbos e liras, mas que agora as atividades e o número de alunos participantes tendem a ampliar. “A oportunidade de integrar outros jovens é sem dúvida outro aspecto a se pensar com a chegada dos instrumentos de sopro”, diz o maestro Fabiano.
Outros que irão sentir os benefícios dos conjuntos instrumentais são os adolescentes que compõem a fanfarra do Instituto Mirim de Rio Verde de Mato Grosso. “Nosso projeto nasceu pequeno. A estimativa é de que cresçamos com a chegada dos novos equipamentos. Lá atendemos uma turma de está entre 15 a 17 anos de idade. Agora a intenção é ampliar os trabalhos”, afirma o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, William Douglas Brito.
Durante a solenidade o prefeito de Rio Verde relembrou o processo de criação da fanfarra, e felicitou o passo de avanço dado com a entrega dos kits. “Começamos em 2009 utilizando instrumentos emprestados das escolas de nossa cidade. O esforço de nossas crianças já rendeu premiações em âmbito estadual e no ano passado tivemos a alegria de participar de um concurso de bandas e fanfarras no Rio de Janeiro. Tenho certeza que o kit terá para os adolescentes a mesma importância e motivação que teve a viagem ao Rio”, diz ele. Ao todo são 50 jovens na fanfarra.
Importância essa que garante autoestima e combate a evasão escolar dos jovens, e que foi antevista pela então senadora Marisa Serrano, por meio de uma emenda parlamentar, que recebeu apoio do governador do Estado, André Puccinelli juntamente com o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros.
A ação integra o Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras de MS e beneficia os dez municípios sul-mato-grossenses com recursos da ordem de R$ 200 mil, provenientes do Ministério da Cultura (MinC). O repasse do dinheiro foi feito pela Fundação de Cultura.
Dois Irmãos do Buriti, Aparecida do Taboado, Rio negro, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Ponta Porã, Ladário, Campo Grande e Guia Lopes da Laguna foram os municípios contemplados.
Com a entrega de 220 instrumentos, o Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras atinge o número de 1.067 instrumentos musicais distribuídos em todo o Estado. Além disso, em Mato Grosso do Sul acontecem anualmente seis circuitos de Bandas e Fanfarras que também contribuem com o desenvolvimento e valorização da música no território sul-mato-grossense.
A solenidade de entrega dos kits foi realizada nesta quarta-feira (29), no auditório da Governadoria. Além do governador André Puccinelli, estiveram presentes os prefeitos dos municípios, o presidente da FCMS, Américo Calheiros, a ex-senadora e atual conselheira do Tribunal de Contas, Marisa Serranos, entre outras autoridades.
Por: Da Redação