Ladário

Encontro marca início de parceria pelo fortalecimento da saúde em Ladário

Ladário é um dos primeiros municípios do interior a ser visitado pelo secretário de saúde do Estado

 

Ladário é um dos primeiros municípios do interior a ser visitado pelo secretário de saúde do Estado

O Prefeito José Antônio Assad Faria recebeu na manhã desta segunda-feira, nove de março, em seu gabinete o Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Barbosa Tavares, o Secretário de Saúde de Ladário, Cléber Colleone e o Vereador da cidade de Corumbá, Dr. Sabatel. A visita teve como objetivo conhecer e observar a infraestrutura e o funcionamento da saúde no município.

Ladário é um dos primeiros municípios do interior a ser visitado pelo secretário de saúde do Estado, “Essa região em que Ladário se encontra é muito importante para o Sistema único de Saúde, e conhecê-la melhor ajudará sem dúvidas na condução da pasta”, afirmou Nelson.

Durante a conversa foram discutidos variados temas, como o anseio da população em reativar a maternidade ou ter um Hospital Municipal, bem como o aumento das demandas por exames de média e alta complexidade, a oferta insuficiente das cirurgias de maior complexidade como as de cataratas e as ortopédicas, além da necessidade do apoio para um laboratório municipal para exames de baixa complexidade e recursos extras para o repasse ao Hospital de Corumbá.

Outra questão abordada foi o funcionamento do Hospital Evangélico, “Por meio de avaliações constatamos que não é possível que o Hospital Evangélico tenha uma rotina de hospital, mas na estrutura funcionaria sem problemas uma clinica ou outro equipamento de saúde”,afirmou o Secretário de Saúde da cidade, Cléber Colleone que ainda complementou,“ para que ocorresse essa transformação, sem dúvidas seriam necessários mais investimentos por parte do Estado”.

Para o Secretário Estadual de Saúde, a ideia da modernização da saúde como um todo em Ládario é de grande valia, pois dessa forma ajudaria o empenho do governo do Estado em contribuir para o funcionamento do equipamento público que descentraliza o atendimento à população em Campo Grande, “Nosso intuito é promover uma descentralização através de uma regionalização, definindo o nível de complexibilidade que ambos querem atender. Essa pactuação passa por utilizar de forma organizada os recursos federais, o estado entra com novos recursos para organizar o sistema e os municípios com outra parte de acordo com a população referenciada”, disse o secretário.

Nelson Barbosa Tavares informou ainda, que novas reuniões serão realizadas junto ao prefeito,“A decisão do que será feito aqui em Ladário depende exatamente das administrações municipais, e o papel do estado é tentar se organizar de forma que tudo funcione conjuntamente, sem precisar que os municípios se isolem, então, iremos definir um nível de complexibilidade para essa região e para as coisas que precisam ser feitas aqui ao que diz respeito à questão da saúde sejam feitas nas localidades de forma integrada e pactuada”.

De acordo com o prefeito José Antonio, Ladário está aberta a novas propostas que venham contribuir para a melhor qualidade de vida à população, “Estamos certos que essas conversas serão produtivas e trarão resultados significativos para a nossa cidade”.

 

Por: Da Redação