Ícone do site Pérola News

Encontro discute protocolo para ambulâncias de Ladário junto ao SAMU

Reunião aconteceu no gabinete do Prefeito

reunião aconteceu no gabinete do Prefeito

O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado dos secretários de saúde Cleber Colleone e o de governo Candido Burguês, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, 13 de maio, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal desta cidade e o Coordenador municipal do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) da cidade de Corumbá o médico Riad Ali Hamie, para discutir sobre a elaboração do protocolo, onde visa o atendimento das ambulâncias que atendem os ladarenses, como apoio aos serviços prestados pelo SAMU em Ladário. Ao todo, o município está equipado com cinco ambulâncias.

De acordo com o secretário de saúde, esses serviços já acontecem normalmente, porém, a partir deste protocolo que será elaborado e estudado, junto a Secretaria Estadual de Saúde, os atendimentos poderão acontecer através de uma rotina firmada através do protocolo. As ambulâncias do município realizarão o transporte dos enfermos, que não se encaixem em ocorrências graves, os quais necessitem de cuidados emergenciais, com ambulâncias devidamente equipadas para prestar o serviço aos moradores, como forma de apoio ao SAMU.

“O intuito do encontro foi ver a real necessidade do SAMU, que poderá contar com os serviços das nossas ambulâncias em casos menos complexos, como importante apoio. Casos graves, a população deve ligar de imediato para o 192-SAMU, onde um atendente irá direcionar para um médico, que avaliará quais as reais necessidades da ocorrência. É um grande avanço para a região, já que às vezes existem muitas ocorrências, e as nossas equipes poderão estar cedendo esses equipamentos de saúde de uma forma sistematizada”, explicou Cleber.

Já o prefeito José Antonio Assad e Faria, destacou a importância de mais esse avanço para os moradores da região. “A prefeitura de Ladário investe muito na questão de transporte hospitalar. As nossas ambulâncias, contam com equipamentos suficientes para atender a demanda. Com esse protocolo junto ao SAMU, com certeza estaremos dando mais agilidade a esses serviços”, falou.

O coordenador do SAMU explica que os transportes ocorrerão conforme a avaliação do médico regulador, já que em casos específicos, o SAMU não atenderá ocorrências como ferimentos leves. “Uma parceria que vem a somar; todos os serviços de urgência e emergência são prestados pelo SAMU regional, que possui equipamento e equipe especializada para ocorrências que envolvam risco de vida, inclusive de parto. Já a ambulância da Saúde atuará em casos menos perigosos, de remoção simples, sem risco de morte”, destacou.

Os atendimentos, através da regulação, acontecerão após a elaboração do protocolo. Enquanto isso, os pacientes deverão acionar os serviços através dos telefones 192 SAMU ou 193 relacionado ao terceiro Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, que é gratuito. Já as ambulâncias de Ladário continuarão ser acionadas para simples remoção de pacientes através do telefone 3226-5165 ou diretamente pelo sistema de regulação.

Fazem parte da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Ladário os vereadores Antonio Bandeira de Moura Neto- PROS; Mauro Botelho Rocha- PSD; Delari Maria Bottega Eberling- PT.

Frota de ambulâncias

As ambulâncias atendem o serviço Social com transporte de pacientes para realização de exames nos Postos de Saúde da Família (PSF), através do agendamento no Núcleo de Regulação de Exames de Ladário. O outro veículo, uma Caminhonete tipo Hilux, atende os moradores da Zona Rural do Projeto Assentamento 72 e região da Apa Baía Negra- Codrasa.

As outras 03 ambulâncias de Urgência e Emergência são básicas de simples remoção, para atendimentos sem muita gravidade, como pequenos ferimentos, e outras situações que podem ser avaliadas por um Técnico de Enfermagem e transportadas para nosso Pronto Atendimento Municipal ou o Pronto Socorro de Corumbá, caso necessário.

No município, a frota realizou atendimentos, que contabilizaram 64.115 km rodados no ano de 2013. Os números representam um crescimento na saúde de Ladário, proporcionando assim, atendimentos com rapidez, qualidade e referência na região do Pantanal.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile