Em resposta ao Prefeito Cidadão, Prefeitura estuda a implantação de mais uma feira livre em Ladário
O município de Ladário, por meio da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania (SEMIPS) e Casa da Cidadania e Inclusão Social, realizaram uma reunião, nesta quarta-feira, 14 de janeiro, com o Presidente da Associação dos Trabalhadores Autônomos de Feiras Livre dos Municípios de Corumbá e Ladário Francisco Ferreira Ormond Filho, para discutir a implantação de mais uma feira livre, no perímetro urbano desta cidade. Participaram ainda da reunião o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Roberto Guimarães, a Superintendente da Casa da Cidadania, Jane Contu e o responsável pela Gerencia de Administração Tributária da cidade, Eder Wilson de Souza dos Santos.
O encontro aconteceu em resposta a uma das reivindicações dos moradores dos Conjuntos Mangueiral, Mutirão, Flavio Derzi e Valdomiro Teixeira, durante a última edição da Ação Prefeito Cidadão, realizada na sede da Associação dos Moradores do Mutirão, no ano passado, onde na oportunidade solicitaram ao prefeito José Antonio Assad e Faria e todo o seu secretariado, a criação de mais uma feira livre, para atender toda a região.
“Primeiro escutamos todas as reivindicações, logo trabalhamos para dar solução naquilo que foi pedido diante do Prefeito Cidadão. Agora a nossa proposta é implantar mais esse ponto de comercialização dos nossos produtos, bem como abrir oportunidade de geração de renda para as famílias ladarenses e também aos produtores rurais, que já estão com seus produtos estocados. Essa demanda é a resposta aos moradores desses locais, que solicitaram a implantação da feira livre e nós estamos trabalhando para que isso possa acontecer até o primeiro semestre deste ano”, disse a Superintendente da Casa da Cidadania, Jane Contu.
Já para Francisco Ferreira Ormond Filho, a associação está à disposição para que isso possa ser concretizado o mais rápido possível, porém, quem irá decidir todas as questões serão os próprios feirantes, “Dentro da associação na há problemas, mas sempre que surgem essas possibilidades, os feirantes quem decidem sobre isso durante uma Assembléia Geral”, explicou.
Ainda conforme ele, com mais uma feira livre, quem sai ganhando são os próprios feirantes, e também ajuda no controle da comercialização regular de produtos encontrados dentro das feiras livres.
“haverá oportunidade para todos, até mesmo os moradores que queiram implantar seu ponto de vendas incluídos dentro da Praça de Alimentação. Mas esses serviços só poderão acontecer mediante a regularização dos nossos feirantes, dentro das possibilidades de atualização dos cadastros, sendo brasileiro ou estrangeiros. A feira livre é um espaço para se exercer a cidadania, dando o fato de ser veículo de inclusão e promoção social”, falou.
A reunião com todos os feirantes deverá acontecer no dia 03 de março, no Ginásio do Poliesportivo Professor Hélio Benzi, localizado na rua Corumbá, Centro. Atualmente nas feiras livres de Ladário e Corumbá, estão cadastrados mais de 500 feirantes, sendo 70% estrangeiros. Só no município de Ladário, existem 230 cadastrados regularmente.
Prefeito Cidadão
O Prefeito Cidadão, que acontece desde 2009, tem o intuito de ouvir os anseios e reivindicações da comunidade, reunindo toda a equipe de governo do Prefeito José Antonio Assad e Faria.
O atendimento, durante todo este ano, foi realizado no formato de audiência pública e com agendamento de seus representantes, onde toda população participou, colocando em pauta as principais reivindicações para a melhoria das famílias nessas localidades.
Fiscalização continua
De acordo com o Decreto n° 2442/2014 assinado pelo prefeito José Antonio Assad e Faria, desde o mês de fevereiro do ano passado, é proibido a venda e o consumo de bebidas alcoólicas dentro do perímetro designado para a realização de feiras livres no município de Ladário. A medida foi tomada diante entendimento entre a Prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Ladário, no intuito de preservar a segurança da população, que frequenta o local, assim como os comerciantes.
Na cidade de Ladário as feiras livres acontecem três vezes na semana, sendo as quartas-feiras e sábados, no período matutino, entre as ruas Comandante Souza Lobo, Riachuelo e Dom Pedro II, Bairro Centro. Durante esses dias fica estabelecido conforme o Decreto, a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas a partir das 06h00 às 16h00.
Já no período noturno, a feira livre acontece todas as quintas-feiras, no Bairro Almirante Tamandaré, entre as ruas Coronel Nicola Scaff e Corumbá, assim como na Alameda Nossa Senhora das Mercês, sendo proibido a venda desses produtos das 16h00 às 23h00.
Os comerciantes que estiverem dentro do perímetro das feiras-livres, assim como bares, padarias e supermercados, devidamente cadastrados e portadores de Alvarás de Licença, de Localização, Funcionamento e Sanitário, a venda e o consumo desses produtos será permitido, desde que as pessoas consumam tais produtos nas áreas internas dos estabelecimentos.
Por: Da Redação