O prefeito reeleito José Antonio e seu vice eleito Sampaio Junior participaram na noite desta segunda-feira, 8 de outubro, de Missa de Ação de Graças no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, ao lado do prefeito Ruiter Cunha e da primeira dama Beatriz Cavassa, dos ex-prefeitos Mendes Sampaio e Aurélio Quintiliano da Cruz, e de vereadores ladarenses eleitos pela base aliada no pleito de 7 de outubro.
Segundo o prefeito, foi uma celebração de gratidão às proteções concedidas por Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Ladário, durante a campanha e as eleições. “Nossa Senhora esteve presente e estendeu seu manto sobre nós nos momentos cruciais da nossa luta, e graças a ela saímos vitoriosos”, afirmou o prefeito, dirigindo-se aos participantes da missa. “Podem ter certeza que nossa maior obra nesses quatro anos será a obra da fraternidade”, acrescentou.
José Antonio destacou também o apoio decisivo do prefeito Ruiter Cunha, que caminhou ao seu lado pelas ruas dos bairros de Ladário, pedindo apoio aos ladarenses, na semana das eleições. “Ruiter, que considero um irmão, é muito querido em nossa cidade e seu apoio foi fundamental nessa conquista”, ressaltou o prefeito. Em resposta, Ruiter afirmou que sempre procurou “o melhor para Ladário” e que continuará zelando pela cidade em sua trajetória política.
Padre Celso Ricardo, pároco de Ladário que durante oito anos dirigiu a Diocese de Corumbá, agradeceu a Ruiter Cunha por “todas as suas obras” em dois mandatos como prefeito de Corumbá, e rogou a Deus para continuar iluminando seu caminho. “São homens com o caráter e a honestidade de Ruiter Cunha que a política precisa contar para garantir a qualidade de vida do povo”, enfatizou padre Celso Ricardo. “Da mesma forma, Ladário só tem a ganhar com José Antonio como prefeito, porque este é um homem de Deus e devoto de Nossa Senhora”, acentuou.
CERCO DE JERICÓ
O pároco de Ladário lembrou que houve uma “feliz comparação” entre a caminhada da vitória de José Antonio à “queda da muralha” numa analogia ao Cerco de Jericó, celebrado pela Igreja Católica nos dias que antecederam as eleições. É uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo. Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória. E as muralhas caíram.
REELEITOS
Ao ser reeleito, José Antonio superou uma tendência no País. A taxa de reeleição dos prefeitos caiu para o nível mais baixo desde 2000, quando a disputa por um segundo mandato passou a valer pela primeira vez. Em 2012, 55% dos prefeitos que tentaram se reeleger conseguiram se manter no cargo, abaixo da taxa de 2008, de 65%. Em 2004 e 2000, as taxas foram de 58%. No total, são 1510 reeleitos e 14 prefeitos classificados para o segundo turno em 2012. O percentual de renovação no comando das cidades também foi mais alto que nas últimas eleições municipais. Em 73% dos municípios, os eleitos não ocupam o cargo atualmente. Em 2008, a renovação foi de 60%. O levantamento foi feito pelo Estadão Dados comparando o resultado do primeiro turno com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre os candidatos à reeleição. (Nelson Urt/Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação