Ladário

Em Ladário, X Conferência de Assistência Social discuti seis eixos de trabalho

A mesa de trabalho contou com a presença de várias autoridades (Foto: Divulgação)

 

Aberta na noite de segunda-feira, 15 de julho, a X Conferência Municipal de Assistência Social de Ladário, convocada através do decreto do prefeito José Antonio Assad e Faria, tratou do “Sistema Único de Assistência Social: 8 anos de conquistas”.

A Conferência contou com representantes do executivo, legislativo, e a sociedade civil que em conjunto debateram e propuseram ações políticas com o objetivo de analisar, propor e deliberar sobre questões de cidadania e direitos sociais de todos.

A mesa de trabalho contou com a presença de várias autoridades (Foto: Divulgação)

A mesa de trabalho contou com a presença do Prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria; Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social representando o segmento do usuário, Santo Ângelo; Vice-Prefeito Municipal de Ladário, José Francisco Sampaio Junior; Secretário Municipal de Assistência Social de Ladário, Alexandre Ramos de Ohara; Secretária Municipal de Integração das Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria; Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá, Andréia Ulle; Técnica de Ações Sociais da Equipe de Monitoramento e Avaliação, Margareth Rodrigues da Cruz; Representante do Fórum Corlad, José Carlos Moreira Lopes e a Vereadora DeIari Ebelling.

A Conferência que aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, teve início às 19 horas com apresentação cultural da Banda da Marinha do Brasil. Após a abertura, os participantes assistiram à palestra que teve como tema “SUAS: 8 anos de conquista” e foi ministrada pela Técnica de Ações Sociais da Equipe de Monitoramento e Avaliação, Margareth Rodrigues da Cruz. Com o encerramento das atividades do dia, os participantes foram recepcionados com um delicioso jantar pantaneiro.

Na terça- feira 16, a programação foi aberta às 8h30 com o credenciamento dos participantes e a divisão dos componentes por eixos temáticos. Este ano a novidade na Conferência é o aumento dos eixos, foram seis : O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios do SUAS; e Regionalização.

Já à tarde, a dinâmica ficou por conta das apresentações das propostas que foram elaboradas por cada eixo na plenária final e também a escolha através de eleição para eleger os delegados que irão representar a cidade na fase estadual.

Os delegados que representarão Ladário na Conferência Estadual serão: : Jaciane Nunes da Silva e a sua suplente Flávia Souza Morais Sala da Silva na área governamental, e Edson Gomes Lara e sua suplente: Rosaria Gonçalves Vieira na área não governamental.

Para o secretario de Assistência Social, Alexandre Ohara, a conferência foi uma grande oportunidade de mostrar a comunidade todo trabalho desenvolvido pela Assistência Social, “Assim como fazer uma reflexão sobre todos os nossos serviços, programas, projetos e benefícios trabalhados em nosso dia a dia. Essa Conferência foi diferenciada de todas as outras, pois foi avaliativa, sendo que tivemos que estudar todas as deliberações dos anos de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013, para podermos deliberar o futuro de nossos financiamentos e planejamentos”. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação