Ladário

Em Ladário, vereadores do DEM e Republicanos são cassados pela Justiça Eleitoral

 

Os partidos Republicanos e DEM do município de Ladário, tiveram as chapas de candidatos a vereadores do último pleito eleitoral cassadas pelo juiz da 50ª Zona Eleitoral, Marcelo da Silva Cassavara. As decisões – que correram em processos separados, atingiram diretamente quatro vereadores eleitos, Rosiane Arnaldo (Zica) e Paulo Henrique, ambos do DEM, e dois do Republicanos, Rosy Araújo e Denilson Márcio.

Tudo teve início após denúncias de fraude, nas indicações de candidaturas femininas, que deveriam representar no mínimo 30% do total de concorrentes em cada partido, onde aponta que os dois partidos indicaram uma mulher cada, para completar as chapas e cumprir a cota de gênero. Conforme as decisões judiciais, em ambos os casos, não foram identificados atos de campanha ou movimentações financeiras pelas duas candidatas.

Ainda nas decisões, o juiz Marcelo determina a recontagem dos votos ao cargo de vereador, excluindo do novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário os partidos acusados de envolvimento na fraude, para verificar quais legendas e seus respectivos vereadores devem assumir as quatro vagas que estão em aberto no Legislativo ladarense.

Vale ressaltar, que as defesas dos partidos e dos quatro vereadores cassados em 1º instância, devem recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE-MS). Caso o TRE-MS mantenha as decisões de 1ª instância, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).