Ladário

Em Ladário, vacinação contra pólio e sarampo começa neste sábado (08)

Campanha segue até o próximo dia 28 de novembro

 

Campanha segue até o próximo dia 28 de novembro

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde realizará no próximo sábado, 08 de novembro, o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo. A campanha que segue até o dia 28, terá a meta de imunizar 1.655 crianças (pólio) e 1469 (sarampo) o que corresponde 95% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Para a pólio, deverão se imunizar crianças na faixa etária de 06 meses a menores de cinco anos. Já para o Sarampo, serão as que correspondem à crianças de 01 ano a menores de cinco anos de idade.

As doses deverão ser encontradas nas Estratégias de Saúde da Família, sendo elas, ESF Érico Valle Loaiza no bairro Boa Esperança, ESF Almirante Tamandaré no bairro Almirante Tamandaré, ESF João Fernandes e Nova Aliança, que atendem aos moradores dos bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguar e, que funcionam em um mesmo prédio, bem como a Unidade Mista no Centro. Todas funcionarão das 08h00 às 17h00, durante todo o sábado (08).

De acordo com a coordenadora de imunização do município Simone de Araújo Roca Fernandes, as crianças que estiverem apresentando febre, a vacinação poderá acontecer em outra data, durante a campanha. Mas para aquelas que tiveram alguma reação adversa grave não deverão seguir a imunização, porém segue o alerta, “é importante que os pais ou responsáveis levem as crianças em qualquer ponto de vacinação. Dessa forma, o Brasil continuará livre da doença, onde há anos não se registra nenhum caso de paralisia infantil. Outro ponto a ser reforçado é a questão também da imunização contra o sarampo, que vem acometendo algumas casos na região Nordeste, por isso e importante que o município faça a sua parte”, explicou Simone.

Ao todo serão 30 profissionais envolvidos na campanha, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de serviços diversos e motoristas.

Conheça as doenças

É válido lembrar que a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, por isso é necessário que as crianças tomem a vacina, evitando assim uma possível infecção. Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas (são assintomáticas), os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea. Em cerca de 1% dos casos, o vírus alcança o sistema nervoso central, preferencialmente infectando e destruindo neurônios motores, levando à fraqueza muscular e à paralisia flácida aguda.

Já o Sarampo, os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça cegueira, diarreia grave, infecção de ouvido e pneumonia. Por isso a importância da vacinação.

 

Por: Da Redação