Em Ladário, oficina do Sebrae leva inovação e empreendedorismo à Escola Professor João Baptista
Nessa quarta-feira, 20 de setembro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae/MS como parte do Programa Cidade Empreendedora, promoveu a oficina “Projeto de Vida – Você tem Um?”, na Escola Municipal Professor João Baptista, localizada no bairro Almirante Tamandaré, em Ladário. O evento aconteceu no período da manhã e da tarde.
A oficina contou com a presença de 39 estudantes no período matutino e mais 25 no período vespertino, além de professores, coordenadores e o diretor da escola, professor Valtencyr Teixeira. Na ocasião, foi abordada a importância de já começar a pensar num projeto para o futuro profissional desses alunos. O evento foi conduzido pelo instrutor Gutemberg Oliveira (Guto), administrador, especialista em Marketing e Comunicação, que tem 30 anos de relacionamento com o Sebrae.
“Essa oficina é oferecida pela escola pelo projeto ALI – Agentes Locais de Inovação. O agente acompanha a escola e define ações que precisam ser feitas para implantação de inovação e educação empreendedora na escola. O evento a atividade faz parte de um plano de ação da escola e é oferecida pelo Sebrae, com 4 horas de duração. O público são alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio”, esclareceu Ynara Paes, Consultora Sênior do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação de Educação Empreendedora.
“A oficina “Projeto de Vida – Você tem Um?” quer mostrar a importância do planejamento e da organização para que as metas sejam cumpridas e os alunos consigam atingir seus objetivos, que podem ser pessoais ou profissionais. Falamos também da importância de estarmos antenados com a realidade que nos cerca, como Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial, que irão criar grandes oportunidades profissionais num futuro breve”, explicou o instrutor Gutemberg.
E complementou afirmando que “mostramos metodologias que podem auxiliar na consecução desses objetivos, como o Método GTD (Getting Things Done, ou, em português livre, fazer as coisas acontecerem) e a metodologia Effectuation (Execução), cujo objetivo é criar um ambiente dinâmico e criativo para o desenvolvimento de novas ideias em um ambiente empreendedor, sem ser, necessariamente, uma ideia de negócios, ou seja, aplicável a um plano de vida”.
*Assessoria de Comunicação PML