Ícone do site Pérola News

Em Ladário, Noite Cultural aborda o protagonismo do Jovem

Os organizadores da Primeira Noite do Protagonismo Juvenil já pensam na segunda edição

A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social(CREAS) e com a Secretaria de Educação, desenvolvem no município o Projeto Protagonismo Juvenil de Enfrentamento Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tendo como alvo a juventude ladarense.

A ideia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. Por esse motivo, o Centro de Referência em Assistência Social CREAS realizou vários encontros com adolescentes.

O primeiro deles foi alusivo ao 18 de maio, dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os protagonistas foram escolhidos dentro das escolas de Ladário, ao todo foram 11. Na segunda etapa, o Creas e a Secretaria de Assistência Social, levaram três representantes ladarenses escolhidos no primeiro encontro, para o Seminário Estadual do Protagonismo Juvenil. A terceira fase, aconteceu em 27 de junho com a participação de palestrantes que falaram sobre o tema, exploração sexual. Durante o encontro também foram realizadas mesas redondas para discussão sobre o assunto.

A realização da quarta fase do encontro, aconteceu na noite deste sábado (13), e foi idealizado pelos jovens já engajados no projeto, “A ideia de transformar o quarto encontro do projeto em uma noite cultural foram deles, o objetivo do evento ê mostrar aos jovens que em Ladário existe várias coisas boas para se fazer, participar e interagir”, disse a coordenadora do Creas, Arizone de Andrade.

A primeira Noite Cultural do projeto do protagonismo juvenil teve como intuito mostrar a versatilidade dos adolescentes que pode ser usada de diversas formas positivas para o seu futuro. “Eu, juntamente com meus dois amigos somos os protagonistas ladarenses, e nós solicitamos mais projetos culturais e fomos atendidos. É muito importante que nós jovens tenhamos mais contato com a cultura, tendo a arte em todo tempo, pois através dela podemos encontrar um melhor sentido para nossa vida, podemos mostrar a nossa essência através da arte, e que coisa linda é a arte, e por isso tivemos essa ideia para conscientizar os adolescentes que eles não precisam recorrer para o caminho errado como a violência ou as drogas e sim investir nas coisas que fazem bem”, enfatizou Andrielle Rodrigues, uma das protagonistas ladarense.

O grande público presente pode curtir ritmos diversos, exposição de desenhos, espaço de entretenimento para crianças, apresentações de manobras da turma do skate, manifestações aleatórias de brake, além de variadas danças e da banda de música apresentadas pelos alunos do projeto Semear. A Banda ASAF foi a atração principal do evento que aconteceu na praça Gastão Brasil. Composta por jovens, apresentou músicas clássicas do rock anos 70 e 80.

“Essas atitudes são de grande valia para nossas crianças e adolescentes, é um momento de descontração e interação com outras pessoas, é importante que elas se interessem por coisas que fazem bem, dessa forma os pensamentos ruins e ideias negativas ficam esquecidas”, comentou a ladarense Izalnete da Cruz, que levou sua filha para assistir a noite cultural.

Emoção durante a Primeira Noite Cultural do Protagonismo Juvenil

A apresentação do adolescente Pedro Henrique Brandão, que cantou a canção Mãe, emocionou o público. O menino de 19 anos que é deficiente visual deixou a sua timidez de lado e encantou os presentes com o seu carisma e com a homenagem feita para a sua mãe. “O Pedro se dedicou para fazer bonito hoje aqui, e eu estou muito orgulhosa dele e emocionada com a sua homenagem. Vi várias mães chorando enquanto ele cantava e me senti ainda mais abençoada em tê-lo como filho”, comentou orgulhosa Ana Ramona da Silva Brandão, que ainda enfatizou sobre a importância desta inclusão social, “Eventos como este são muito importantes, pois proporciona a inclusão entre ele e os outros adolescentes”.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile