Ladário

Em Ladário, materiais recicláveis viram arte na mão de ladraense e abrilhantam ainda mais o Carnaval da cidade

Casa de artista vira ateliê para a conclusão dos trabalhos

 

Casa de artista vira ateliê para a conclusão dos trabalhos
Artista com suas criações para o Carnaval de Ladário

Garrafas pet, caixa de papelão, jornais, revistas, retalhos entre outros materiais que são considerados lixo para muitos, nas mãos do decorador e carnavalesco Helson da Silva Alba, acabam virando obras de arte, ajudando a abrilhantar ainda mais o Carnaval de Ladário. Trabalho que rende admiração e prêmios durante os eventos realizados na região do Pantanal e a nível Estadual.

Com uma visão diferenciada, faz de sua residência o ateliê improvisado, conhecido como “Artes da Fuzarca”. Recebe ajuda de um sobrinho e dos vizinhos, que aproveitam a oportunidade e acabam aprendendo as técnicas dos trabalhos com materiais recicláveis. A idéia, conforme Helson, é criar uma cooperativa.

“O que para muitos é lixo, acaba se tornando luxo. Dessa maneira trouxe para a nossa cidade essas técnicas de reaproveitamento dos materiais, que aprendi há 20 anos, durante minha passagem pela cidade de Brasília, quando trabalhei na Escola de Samba Aruc, Capela Imperial e Cacique do Cruzeiro”, falou Helson.

Ainda de acordo com o artista, através do seu trabalho, a propostas é a criação de uma cooperativa dando oportunidade aos ladarenses e ajudando a embelezar ainda mais o Carnaval da Pérola do Pantanal, festa popular e tradicional na região.

No município de Ladário é conhecido como um dos ganhadores do “Rainha da Pipoca”, onde desfilou com um vestido feito de papel e também por confeccionar as fantasias para a Corte de Momo da cidade. Indagado sobre quais trabalhos ele mais gosta, o artista afirmou que é o Carnaval e logo em sequência a festa de São João.

“Quando faço festa junina com o “Arraial da Fuzarca” e eventos relacionados ao meu bloco “Cacique da Fuzarca”, minha dedicação é exclusiva. Não paro nem para fazer as minhas refeições. O trabalho com esses materiais é que me dão inspiração para cada dia de vida e também o reconhecimento por parte da população. Um simples parabéns, já é satisfatório e emocionante”, concluiu.

Premiações

Em 2011 ganhou o 1º lugar do concurso de presépios de Corumbá utilizando os materiais recicláveis, além de participar do tradicional Concurso de Fantasias na cidade branca e nas decorações de barracas durante a Festa de São João em algumas escolas, conquistando premiações.

Há dois anos, leva o seu trabalho para o Concurso de Presépios a nível Estadual, e com o vestido da Bella Idade, participou na cidade de Bonito do Concurso de Fantasias, conquistando a 4° colocação, entre os 27 participantes.

 

Por: Da Redação