Ladário

Em Ladário, I amistoso intermunicipal de vôlei adaptado da Melhor Idade proporciona integração entre atletas

Amistoso serviu como preparação para os jogos da Melhor Idade

 

Amistoso serviu como preparação para os jogos da Melhor Idade

Nem mesmo a chuva que caiu na região do Pantanal, neste final de semana, conseguiu desanimar os 120 idosos, que estavam preparados e altamente focados, para entrar em quadra durante o I Amistoso Intermunicipal de Vôlei Adaptado da Melhor Idade, nas categorias masculino e feminino, que aconteceu na cidade de Ladário.

O evento, que foi realizado pelo município, através da Fundação de Esporte, reuniu atletas das cidades de Ladário, Anastácio e Campo Grande, com objetivo de proporcionar o encontro dos atletas celebrando a integração entre as cidades, bem como serviu para a preparação para os jogos da Melhor Idade, que acontecerá no final de outubro, deste ano, na cidade de Bonito.

Para Benedita da Silva, atleta da UMI-UCDB (Universidade da Melhor Idade), a pratica do esporte veio em boa hora, já que ela estava passando por um momento difícil, se recuperando de um câncer, “na UMI além do companheirismo encontrei um estilo de vida diferente, mais saudável. O meu sorriso voltou a aparecer. Encontrei aqui, a vontade de voltar a sorrir para a vida”, revelou a atleta.

Ainda de acordo com ela, “disputar qualquer jogo defendendo a sua cidade é mais prazeroso. Amistoso como esses nos fazem em pensar nas disputas como também nas grandes amizades e trocas de experiências com pessoas de outras cidades. Aqui em Ladário, não foi apenas a rivalidade saudável, como também novos amigos”, concluiu.

O mesmo pensa a anfitriã-atleta Ancelma Valeco dos Santos (69), que integra a Seleção de Ladário. A atleta falou que após a sua participação no esporte à vida melhorou, bem como também elogiou a preocupação com a terceira idade.

“Com a pratica do vôlei adaptado, conseguimos não apensa reunir os amigos e colocar o papo em dia, como também, ajuda na qualidade de vida que levamos, como exemplo, adquirimos mais resistência e ainda mais nos ajuda em nossa qualidade de vida. Aqui hoje, nos deparamos com muitos outros atletas que acabam se tornando amigos pra vida toda”, falou.

O grande palco para as partidas foi o Poliesportivo Professor Hélio Benzi, localizado na rua Corumbá, Centro da cidade, um momento de integração dos atletas, que se dedicam o ano todo, nos treinamentos, para defender o município de Ladário, em competições a nível Estadual, foi o que informou o diretor-presidente da Fundação de Esporte Helder Botelho.

“Treinamentos que visam um só objetivo, os jogos da Bela Idade. Nossa cidade está bem preparada e vamos em busca do melhor lugar no pódio, claro, não se esquecendo sempre da pratica saudável do esporte, além da união entre todos, o que acontece com esses amistosos nas cidades do Estado”, enfatizou Botelho.

No vôlei adaptado, os vovôs e vovós encontram melhoria da coordenação motora, da força muscular, o equilíbrio, e o sistema vascular. O esporte também ajuda a promover a convivência entre colegas. Para participar, os atletas seguem algumas regras, como poder segurar a bola na hora dos toques (não há impacto contra os dedos, evitando fraturas);sem saltos para passar a bola para o adversário (diminuição do impacto com o solo);lançamento no momento do saque (menor amplitude articular); rede mais baixa;diminuição do peso da bola, trocando até por bolas de borracha.

“São adaptações que garantem uma disputa de alto nível. Nos treinamentos fazemos atividades que os ajudam não só em quadra, como também no dia a dia. Um amistoso que além de colocar a rivalidade em quadra, consegue colocar em pratica novas amizades que são feitas durante os jogos”, informou a técnica da UMI Michele Veruska da Silva.

Na oportunidade, o prefeito José Antonio Assad e Faria, destacou a participação dos idosos durante o amistoso, “é muito importante o incentivo do esporte na terceira idade. Existe uma grande preocupação com eles, já que além de terem contribuído muito com a nossa região, eles proporcionam momentos especiais com a participação deles, honrando a nossa querida Ladário. Outro ponto importante é a integração com as outras cidades, o que nos faz garantir uma qualidade de vida cada vez melhor”, declarou.

Após todos os jogos, foi oferecido um jantar dançante aos atletas na S.S.C.H, com música ao vivo.

 

Por: Da Redação