Promovida pela Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Fest Afro, realizada no coreto da Avenida 14 de Março, marcou o Dia da Consciência Negra com a exaltação da cultura afro-descendente em todos os seus aspectos. Segundo a lei federal nº 10.645 todas as instituições educacionais devem desenvolver atividades que divulguem a história e a cultura negra evitando a disseminação do preconceito racial.
As atividades são realizadas o ano todo nas escolas e a culminação dá-se na Fest Afro. Cada unidade escolar fica responsável a cada ano por organizar o evento, que conta com a participação não só de estudantes, professores e gestores das escolas, mas de toda a população para uma melhor conscientização.
O compromisso dos profissionais de educação com o tema é primordial, pois há um melhor êxito no processo ensino-aprendizagem de personalidades em formação. O objetivo central, além representação da história e da cultura dos negros, é a divulgação da participação do negro na construção e no progresso da nação brasileira.
As apresentações musicais, teatrais e de danças ocorreram sábado, 19 de novembro, na praça do Coreto da Avenida 14 de Março justamente para que toda a população tivesse acesso. Esse ano a escola municipal responsável pela organização foi a Francisco Mendes Sampaio. Empenho e criatividade marcaram as apresentações dos alunos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). “A cada ano eles estão mais criativos e mais empenhados com os trabalhos, e percebemos isso nas apresentações”, ressaltou Elis Regina, gerente de gestão do sistema educacional da Reme. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário/Reportagem: Suellen Rodrigues)
Por: Da Redação