Ladário

Em Ladário, equipes de Saúde irão às escolas vacinar meninas contra o HPV

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação

 

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação

A partir de 16 de março, a Secretaria de Saúde começará a campanha de vacinação contra o vírus HPV nas escolas municipais de Ladário. A campanha atingirá meninas de 9 a 11 anos, a vacina será ofertada também para mulheres 9 a 26 anos, portadoras De HIV.

A intenção do Ministério da Saúde é atingir 80% das meninas desta faixa etária. Para o município isso corresponde ao total de 542 meninas, sendo 177 meninas de 9 anos, 178 meninas de 10 anos e 187 meninas de 11 anos.

De acordo com a enfermeira e coordenadora de imunização Simone de Araújo Roca Fernandes, não existem motivos para que se tenha receio de tomar a vacina, “É importante ressaltar que a vacina do HPV é segura, e o principal objetivo dessa imunização é proteger futuras gerações de mulheres contra o câncer de colo de útero, doença que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil e no mundo”.

Além da vacinação nas escolas municipais que terá inicio na próxima semana, as unidades de saúde também já estão disponibilizando esse serviço, ESF Érico Valle das 13h às 19 h; ESF João Fernandes e Unidade Mista das 7h30 às 10h30 e de 13h30: as 16h30, ambos de segunda a sexta-feira.

“Estamos disponibilizando a vacina nas escolas para que o maior número possível de meninas sejam imunizadas, começamos pelas escolas particulares e estaduais, agora daremos inicio a campanha em todas as escolas municipais de Ladário. As escolas que não foram inseridas no cronograma inicial ( Escola Municipal Nelson Mangabeira e Escola Municipal 17 de março) serão visitadas no mês de abril”, informou a coordenadora de imunização.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Confira o Calendário Completo de Imunização:

 

Por: Da Redação