Ladário

Em Ladário, Dia Nacional da Educação Inclusiva é lembrado com caminhada de conscientização

Cerca de 200 alunos da rede municipal e estadual de ensino para juntos caminharem pela principal rua da cidade como forma de apoio a causa

 

Cerca de 200 alunos da rede municipal e estadual de ensino para juntos caminharem pela principal rua da cidade como forma de apoio a causa

No dia14 de abril, comemora-se nacionalmente o dia da Educação Inclusiva e com o intuito de chamar a atenção da população para este tema tão importante, a Secretaria de Educação reuniu pelo segundo ano consecutivo na Avenida 14 de março, cerca de 200 alunos da rede municipal e estadual de ensino para juntos caminharem pela principal rua da cidade como forma de apoio a causa.

A caminhada teve como objetivo, não somente a celebração deste dia, mas, também o alerta a população sobre o que é a Educação Inclusiva e a importância dela não somente nas escolas, mas em todos os lugares, bem como, socializar as lutas e conquistas dos envolvidos na causa.

“O nosso foco é mostrar para a sociedade ladarense que hoje as escolas estão repletas de alunos que antes eram esquecidos, eram crianças que na verdade não estavam dentro da rede de ensino. Esse é o nosso propósito junto à população, mostrar que os alunos com deficiência estão nas escolas, mas também precisam vivenciar a cidade como um todo, não é só na educação, mas é poder ter acesso a todos os benefícios que a própria cidade proporciona”, enfatizou o Gerente de Políticas Educacionais, Marcelo Rondon.

A SMEL desenvolve um trabalho intensivo para que a cada dia os alunos com necessidades educacionais especiais fiquem mais à vontade no ambiente escolar.

“Nós professores somos orientados e treinados para trabalhar com alunos que tenham algum tipo de necessidade educacional, o mais interessante é que os alunos nos ajudam a entrosar de maneira natural a criança e isso é muito recompensador, pois mostra o resultado positivo do nosso trabalho através do respeito, carinho e cuidado que um tem pelo outro”, comentou a professora da Escola Municipal Eduardo Malhado, Cristiane da Silva.

Durante o percurso todos se mantiveram atentos, alegres e dispostos a divulgar da melhor forma o que é a Educação Inclusiva. Entre os participantes munidos de cartazes, faixas, pompons e balões, dois amigos chamaram a atenção pelo companheirismo e a atenção um para com o outro, são eles, André de 9 anos portador da Paralisia Infantil Leve e o Eduardo, seu amigo inseparável. Em todos os momentos, Eduardo empurrou a cadeira de rodas de seu amigo e conversava com ele sobre toda a movimentação. “Eles são amigos desde o maternal, cresceram juntos e são inseparáveis”, disse a professora dos meninos.

Para Eduardo ajudar André em seus afazeres é um prazer, “Eu acompanho ele bem de pertinho, a professora ensina ele e eu fico só olhando, daí quando acaba a aula ficamos conversando e quando ele tem dúvidas eu tento ensinar, ele é muito legal e eu gosto muito dele”, afirmou o pequeno de 8 anos.

Confira a programação alusiva ao Dia Nacional da Educação Inclusiva, que seguirá até o dia 17 de abril, com variadas atividades voltadas para a inclusão social.

14 À 17 DE ABRIL DE 2015

Jogos Paradesportivos
Local: Poliesportivo de Ladário
Horário: 14h

15 DE ABRIL DE 2015

II Seminário: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Horário: 19 h
LOCAL: Antigo Cine Ladário
Avenida 14 de Março

16 e 17 DE ABRIL DE 2015

1ª Oficina: A importância da Informática em Ambientes Educativos que possuem Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais
Horário: 19 h às 21 h 30
Local: Escola Municipal Professor João Baptista – Rua Saldanha da Gama, 2245 – Bairro Almirante Tamandaré

 

Por: Da Redação