“O nosso objetivo é formar profissionais para o mercado e agregar renda para as famílias do nosso município”, explicou a secretária Delari Ebeling. Segundo ela, o curso é de longa duração, para garantir que o aprendizado seja realmente aproveitado de forma a contribuir para a produção dessas famílias no futuro.
São 40 horas de aulas que começaram agora, em fevereiro, e devem terminar no mês de abril. A partir daí, serão formadas novas turmas, mas a intenção é realmente garantir um bom aproveitamento do aprendizado.
No encerramento, os alunos receberão um certificado que poderá abrir as portas para o mercado. A maior parte dos alunos é de mulheres donas de casa, mas jovens, inclusive homens, estão aprendendo o artesanato que vai poder gerar dinheiro extra.
“O primeiro trabalho desses futuros artesãos, será colares que serão distribuídos para as mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é no dia 8 de março”, adiantou Delari. O evento está marcado para 12 de março, um domingo, na Praça Gastão Brasil, onde fica a Maria Fumaça, perto do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
A intenção, para dar um start para os novos artesãos, é já na primeira turma, criar souvenires da cidade de Ladário. Serão brindes que serão distribuídos como lembrança da cidade e que poderão ser vendidos no comércio local.
O trabalho que está sendo desenvolvido utiliza a técnica de “fuxico”. São artesanatos em tecido, utilizando pérolas, botões e vários tipos de material reciclável. Estão sendo feitos tapetes, colchas, colares, brincos e uma infinidade de outros produtos. (Assessoria de Imprensa-PML/Fotos: Divulgação-SASPPC)
Por: Da Redação