Com o objetivo de finalizar o Plano de Manejo da APA Baía Negra em conjunto com à população foram elaboradas três oficinas abertas que promoveram o debate, esclarecimento de dúvidas, anseios e elaboração de propostas.
A primeira oficina retratou a importância da metodologia do plano de trabalho, a segunda evidenciou o diagnóstico apresentado após um mês de estudo dentro da localidade e por último, a terceira oficina que teve por finalidade demarcar territórios que podem ou não ser utilizados para variados fins.
De acordo com o Presidente do Conselho Gestor da Apa e Secretário Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Jorge De Castro, a participação da população foi essencial para se chegar a um plano de manejo que atenda a todos, “foi essencial à participação de todos, principalmente daqueles que moram na região, pois são eles, mais do que ninguém que sabem das suas condições e de que tipo de melhorias eles necessitam”.
Com a finalização da última oficina, o próximo passo ficará por conta da empresa Fibracon responsável pela elaboração do Plano de Manejo da Apa Baia Negra. Todas as propostas sugeridas serão estudadas. A apresentação final do Plano será entregue ao município e a população poderá conferir tudo que foi aderido das oficinas através de uma audiência pública.
“Esperamos ansiosos para saber como nós poderemos morar sustentavelmente e ao mesmo tempo preservar a nossa área de preservação. O plano foi elaborado democraticamente com a participação do Conselho Gestor, Embrapa, UFMS, SPU e população ladarenses. E todas essas oficinas foram muito importante para todos nós moradores que estivemos presentes de forma maciça em todos os encontros”, finalizou a presidente da Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Codrasa, Júlia Gonzales. (Assessoria de Imprensa PML)
Por: Da Redação