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Em entrevista, Cleber Colleone fala sobre atendimento na Saúde de Ladário

Secretário de Saúde Cleber Colleone (Foto: Arquivo/PML)

Em entrevista com secretário de Saúde Cleber Colleone, o mesmo identificou que muitas pessoas desconhecem a forma de funcionamento do Sistema de Único de Saúde, o SUS. A fim de esclarecer à população de como é o atendimento prestado na cidade de Ladário, Cleber explana sobre o funcionamento da Saúde respondendo a algumas perguntas.

Quantas unidades de atendimento o cidadão ladarense dispõe no município?

Secretário: “Ladário presta ao cidadão ladarense o serviço de atenção básica de saúde, dispondo uma unidade de Pronto Atendimento Central, um Centro de Especialidades Médicas ou Policlínica, que a cidade conhece com Unidade Mista e 5 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) divididas por região, sendo ESF Romeu Albanese no Centro, ESF Erico Valle Loaiza no bairro Boa Esperança, ESF Almirante Tamandaré no bairro Almirante Tamandaré, ESF João Fernandes e Nova Aliança, que atendem aos moradores dos bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguar e, que funcionam em um mesmo prédio, mas possui uma infra-estrutura independente. Possuimos ainda duas salas de coleta de exames que funcionam nas unidades de ESF João Fernandes e no Pronto Atendimento.”

Qual horário de funcionamento das unidades de saúde em Ladário?

Secretário: ‘‘ESF Romeu Albanese, ESF João Fernandes, ESF Nova Aliança, em horário comercial das 7h às 11h e 13h às 17h. ESF Erico Valle Eloaiza das 12h às 20h e ESF Almirante Tamandaré das 13h às 21h. No caso da Unidade de Pronto Atendimento que é um serviço de urgência/emergência, o funcionamento é das 19h às 24h diariamente e das 7h00 às 24h nos sábados, domingos e feriados. Já a Policlínica funciona em horário comercial, com horários diferenciados conforme os horários de atendimento das especialidades, que são agendadas diretamente pelas Enfermeiras nos ESF’s por telefone ou na Policlínica.’’

Quando a pessoa deve procurar a unidade de Pronto Atendimento?

Secretário: “Sempre que a pessoa precisar de um atendimento de saúde ela deve se dirigir até o Posto de Saúde da Família mais próximo de sua residência, deixando para ir até a unidade de Pronto Atendimento apenas nos dias e horários em que não há atendimento na unidade do bairro ou em casos que requerem maior urgência.”

Quais documentos a pessoa deve apresentar?

Secretário: ‘Sempre que procurar uma unidade de Saúde, a pessoa deve levar um documento de identificação pessoal (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, etc) e o cartão do SUS. Se o atendimento for para uma criança, você deve levar os documentos do responsável e da criança (Certidão de Nascimento ou a Carteira de Vacinação), mas reforçamos que todos os cidadãos Ladarenses devem buscar uma Unidade de Saúde para fazer o seu cartão SUS.’

Como é feito a triagem das consultas e o agendamento das especialidades?

Secretário: “Nos postos de saúde em Ladário as consultas são controladas de duas formas: A primeira nós chamamos de consulta programada, onde a pessoa faz o agendamento da consulta (coleta de preventivo, exames laboratoriais, consulta com especialistas); e a de emergência, onde a pessoa, com um caso mais urgente pede para ser consultado, neste caso o procedimento seguido é se apresentar ao recepcionista que irá passar o caso para o Técnico de Enfermagem que após verificar o caso e fazer sua triagem, irá chamar a enfermeira responsável para que ela realize uma consulta de enfermagem verificando qual a sua real condição, em seguida solicita a consulta com o médico em um atendimento de emergência (paciente passando mal, febre muito alta, acidentes), essas são chamadas consultas de emergência, não programadas. O atendimento de urgências básicas como inalação, dores, cortes e curativos, pode ser feitos sem agendamento, somente na UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO, nos horários já explicados anteriormente. Se houver necessidade, o paciente pode ficar em observação, pois nesta unidade temos duas salas de repouso, uma para homens e outra para mulheres e crianças.”

Nos casos de consultas para especialistas, a indicação do secretário de saúde, Cléber Colleone, é que o primeiro parecer seja de um clinico geral, pois a entrada no serviço de saúde é pela Estratégia de Saúde da Família, “o clinico faz a consulta, pede os exames e se puder resolve o problema. Se não puder, é feito um encaminhamento para o especialista, que será agendado por telefone, e receberá o paciente com os exames prontos, agilizando assim o andamento da consulta e tratamento”, garante.

Os agendamentos de consultas com os especialistas podem ser feitos por telefone pelas enfermeiras de cada posto das Unidades de Saúde da Família ou na Policlínica em horário comercial. Este trabalho vem sendo feito há mais de um ano e tem como o objetivo facilitar a vida dos munícipes, que não precisam sair de suas casas para agendar a consulta com os especialistas, fruto de uma solicitação da população junto a nosso Prefeito José Antônio.

Cada Unidade é responsável por atender uma determinada área da cidade, por essa razão procure sempre a ESF mais próxima de sua casa para garantir o atendimento.

Por quê que algumas consultas ou exames podem demorar?

Secretário: “Os Municípios do Brasil assumem os serviços de saúde que conseguem disponibilizar em sua área de abrangência e compram serviços de maior complexidade de cidades maiores, como é co caso de Ladário que compra serviços de Corumbá e Campo Grande, assim como Corumbá compra serviços de Campo Grande também. Nestes casos, como por exemplo, um exame de Ressonância Magnética é necessário solicitar através de nossa Central Municipal de Regulação e aguardar que esta vaga seja disponibilizada em Campo Grande. Isto se repete, por exemplo, para tomografias, cirurgias de catarata e qualquer outro procedimento chamado de média ou alta complexidade. Infelizmente acabamos por aguardar por um período muito maior do que gostaríamos. Mas cada vez mais a Prefeitura de Ladário, através do Prefeito José Antonio, tem trazido novos serviços para cá, como é o caso das 2 salas de coleta de exames, nosso aparelho de eletrocardiograma, o aparelho de ultrassonografia e muito em breve teremos nosso aparelho de Raio X, cuja sala já está pronta, aguardando a doação feita pela Secretaria Estadual de Saúde.”

Como funciona o serviço de Ambulância em Ladário?

Secretário: “Nosso serviço de ambulância é diferenciado em 3 tipos. Temos a Ambulãncia do Serviço Social, que trabalha com agendamento e atende àquela população que precisa de deslocamento para o serviço de Oncologia, Hemodiálise, curativos, fisioterapia, ou outros não emergenciais; a ambulância de Urgência/Emergência, básica de simples remoção para atendimentos de urgências sem muita gravidade como pequenos ferimentos, indisposições e outras situações que podem ser avaliadas por um Técnico de Enfermagem e transportadas para nosso Pronto Atendimento Municipal ou o Pronto Socorro de Corumbá, se necessário. Mas em casos graves, de pacientes infartando, politraumatizados, gestantes em trabalho de parto, fraturas, acidentes de trânsito, transtornos mentais e outros deste tipo, recomendamos que a população acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, que é acionado de qualquer telefone pelo número 192. Neste caso um médico irá atender ao telefone a após avaliar o caso irá autorizar uma Ambulância do SAMU 192, que pode ser básica, com um Enfermeiro ou uma Ambulância Avançada com a presença de um Médico que irá fazer o atendimento, estabilização e transporte até o Pronto Socorro de Corumbá, que é a Unidade de Referência de nosso município para casos de maior complexidade por possuir um Hospital como suporte. Somente as ambulâncias do município trabalham com o compromisso de pegar o paciente em casa e depois levá-lo de volta, para disponibilizar o serviço é só ligar para o número (67) 3226-5165. Reforço aqui a informação que o SAMU, não faz este trabalho de levar o paciente de volta para a sua casa.

Reclamações e Sugestões

É importante que os usuários das unidades de saúde saibam que existe uma Ouvidoria da Saúde, que pode ser acionada pelo telefone(67) 3226- 2945 que serve para registrar qualquer sugestão ou reclamação, além da gerente de atenção à saúde Marcela Mariana e do secretário de saúde Cléber Colleone que se colocam à disposição dos munícipes. Não precisa se identificar, porém é preciso que seja dito o dia, a unidade e o período de atendimento, caso ligue para fazer alguma reclamação sobre o posto ou sobre qualquer funcionário. “Nós temos o compromisso de apurar, precisamos ficar sabendo de tudo que acontece para que sejam tomadas providências cabíveis, quando for preciso”, finaliza Colleone. (Comunicação da PML)

 

Por: Da Redação

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