CorumbáLadário

Em Corumbá, reeducandas vivenciam tradicional “romaria do São João”

“Arraiá da Nhá Pipoca”

 

“Arraiá da Nhá Pipoca”

O Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, em Corumbá, realizou nessa quinta-feira (7) o “Arraiá da Nhá Pipoca”, sua festa caipira destinada às reeducandas. O festejo deste ano teve direito à “Romaria do São João em Andor”, com o Grupo Oficina de Dança.

Como rege a tradição corumbaense e ladarense, as internas participaram da procissão e passaram debaixo do andor para “arrumar namorado” e “arranjar casamento”, e puderam cultuar individualmente o santo protetor com orações e pedidos, num momento de fé e religiosidade.

O grupo “Anjos Dourados”, da cidade de Ladário, também participou do evento fazendo apresentações de danças folclóricas. A comemoração teve, ainda, apresentação de quadrilha pelas reeducandas que estudam, casamento caipira, comidas típicas e gincana. As primeiras e segundas colocadas nos jogos foram premiadas com brindes ofertados pelo Conselho da Comunidade.

No presídio feminino de Corumbá também já é tradição escolher a mais bela interna como a “Rainha da Pipoca”, com as reeducandas desfilando em trajes caipiras. Este ano foram cinco candidatas ao título e a grande vencedora foi a custodiada Rosângela Vilalva.

Segundo a diretora da unidade penal, Laila Ramos Hassan, o evento fez parte do calendário do estabelecimento penal, foi promovido pelo Setor de Serviço Social do presídio, com apoio da Escola Polo Profª Regina Lúcia Annfe Nunes Betine, e equipe de servidores de Segurança e Custódia. A iniciativa contou também, conforme Laila, com parceiras externas, como o presídio masculino de Corumbá, o Conselho da Comunidade, prefeitura local e Fundação de Cultura.

“Com esse evento buscamos resgatar em nossas reeducandas a cultura de nossa cidade, pois a festa de São João é um evento de tradição em Corumbá”, ressaltou a diretora. “Com isso quisemos trazer alegria, diversão e resgate social”, completou.