Em aula inaugural do programa Qualifica Ladário, Longen destaca importância da qualificação profissional
Centenas de jovens da região pantaneira estão agarrando a oportunidade de mudar de vida por meio da qualificação profissional. É o programa Qualifica Ladário, realizado pelo SENAI e pela prefeitura municipal de Ladário. Serão oferecidos gratuitamente cursos técnicos em diversas áreas, com objetivo de criar novas perspectivas de trabalho aos jovens ladarenses.
Na aula inaugural do Qualifica Ladário, realizada nesta quinta-feira (17), o presidente do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, externou sua alegria em ver tantos alunos empenhados em melhorar de vida por meio da qualificação profissional. “Estou muito feliz e quero dividir essa felicidade com todos vocês. Feliz em ver pessoas buscando oportunidade de obter conhecimento. O grande problema do país hoje é a falta de mão de obra qualificada. Temos muitas pessoas procurando emprego, mas poucas buscando qualificação profissional. Por isso estou tão feliz no dia de hoje, vendo tantas pessoas caminhando em direção a um mesmo objetivo. Isso é muito importante. Invistam em vocês. Invistam em qualificação profissional”, declarou.
Autoridades destacam empenho da FIEMS em investir na região pantaneira
O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, chamou a atenção para os constantes investimentos realizados pelo Sistema S em Corumbá e Ladário e frisou que, para além dos recursos aplicados, o que fica de legado para a região é a transformação na vida das pessoas. “Se nós observarmos a transformação que tivemos no SENAI e no SESI, em termos de estrutura, equipamentos e disponibilidade de cursos, acho que já existe um legado. Mas esse legado só se consolida no momento em que há pessoas qualificadas. Só de termos aqui mais de 500 alunos matriculados, esse é o grande legado. Queremos, com toda essa estrutura física, melhorar a vida das pessoas. E só tem um mecanismo para isso: a qualificação”, salientou.
Na avaliação do deputado estadual Paulo Duarte, Ladário surpreendeu positivamente ao matricular mais alunos do que muitas cidades de maior população. “Isso demonstra a vontade do povo ladarense de se preparar para o mercado de trabalho. Parabenizo o prefeito pela iniciativa e agradeço o presidente Sérgio Longen pelo seu olhar especial para nossa região. Precisamos desse apoio. Precisamos recuperar a autoestima, a importância da nossa região e o respeito por nossas cidades irmãs, Corumbá e Ladário”, comentou.
O vereador Hélio Júnior, de Corumbá, esteve entre os convidados para prestigiar o lançamento do Qualifica Ladário e manifestou a intenção de levar o programa ao seu município. “É uma honra ter sido convidado para ver a grandeza desse projeto. Estamos vendo Ladário dar um passo à frente. Tenho certeza que o município de Corumbá vai conseguir firmar parceria com a FIEMS para levar, em breve, esse projeto para a nossa população”, disse.
Sobre o programa Qualifica Ladário
Os cursos são voltados a moradores de Ladário, com idade mínima de 15 anos e que estejam matriculados e frequentando o ensino médio ou profissionalizante na rede pública. Ou ainda, que tenham concluído o ensino médio.
As inscrições foram realizadas ao longo dos meses de dezembro e janeiro. Candidatos aprovados e não convocados farão parte de um cadastro reserva, podendo ser convocados em caso de vacância.
A duração dos cursos é de dois anos. As aulas serão realizadas no período da manhã (das 7h às 11 horas), tarde (das 13h às 17 horas) e noite (das 18h às 22 horas).