Ladário

Em audiência pública, Ladário valida projeto da Orla Fluvial do município

Audiência pública segue para captação de recursos para executar as obras

 

Audiência pública segue para captação de recursos para executar as obras

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 02 de abril, a audiência pública para apresentar e validar o Projeto de Revitalização e Urbanização da Orla Fluvial do município de Ladário. O evento teve o objetivo de discutir com a sociedade os aspectos relevantes para a execução do projeto, que deverá ajudar no desenvolvimento do município de aproximadamente 20 mil habitantes. O evento foi realizado no Lions Clube, localizado na rua Ruy Barbosa, Centro, nº 47 e foi aberto a órgãos governamentais e não governamentais, como também toda a população.

O projeto, que foi financiado pela empresa mineradora Vale, com o apoio da prefeitura de Ladário, está dividido em três trechos, que atendem os requisitos legais aplicáveis pelo município a fim de eliminar os problemas levantados durante as visitas técnicas realizadas pelos engenheiros e arquitetos, na elaboração do mesmo no ano passado.

Dentro da apresentação, foi colocada a construção de uma academia ao ar livre; espaço para caminhada; prainha de banho para turistas e moradores; píer para embarque e desembarque de embarcações; local para a construção de estaleiros; posto de atendimento ao turista; espaço para eventos culturais; estacionamentos de veículos e de embarcações; pista de skate e a implantação de um chafariz.

“Adiantamos que a Orla Fluvial de Ladário, passará a contar com o que há de mais moderno em relação a Porto Fluvial”, revelou o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge de Castro.

A próxima etapa será o projeto executivo, junto aos profissionais capacitados, onde então, seguirá para a captação de recursos para a efetiva execução das obras, com apoio da Vale e da Bancada Federal do Estado, junto ao Ministério do Turismo e demais órgãos que possam viabilizar recursos para o empreendimento, que custará aproximadamente R$ 11 milhões. Porém, o município já tem assegurados 1,5 milhões de recursos próprios.

“Com a execução do projeto, que vai contribuir para o desenvolvimento da região, cabe ressaltar que o empreendimento da indústria naval terá seu espaço. Todas as propostas apresentadas até o momento seguem as normas, obedecendo ainda os segmentos dos trabalhos direcionados aos moradores ribeirinhos, o comércio beira rio, e aquelas pessoas que tiram o sustento do rio”, informou de Castro.

Conforme o prefeito José Antonio Assad e Faria, a Vale, promoverá o projeto executivo necessário. Desta maneira, será necessário saber o montante dos recursos a serem viabilizados em cada etapa das obras.

“A divisão do projeto em diversas etapas, permitirá que a construção seja efetuada á medida que os recursos forem obtidos. A restauração da Orla Fluvial, será importante para o incremento da atividade turística em nosso município, além de proporcionar um local de lazer e eventos para a população, contribuindo assim, para o progresso da nossa cidade, impulsionando a economia, gerando empregos e melhor qualidade de vida para todos”, disse o prefeito.

Para a empresária do ramo turístico, Vânia Ferreira Sorio, com toda a estrutura apresentada, quem ganha é o município, assim, como a população. “Temos que investir e validar o desenvolvimento da nossa região. Além disso, todos esses avanços apresentarão uma nova história tanto no setor de turismo e pesca como na economia de nossa cidade”, indagou.

Já moradores como Adolfo Pereira Mendes, conhecido como “Pneu Velho”, que habita a região Portuária de Ladário, há mais de 30 anos, toda essa estrutura só acarretará numa Ladário mais bonita, com atrativos turísticos que possam impulsionar o desenvolvimento da região. “Ladário tem muitos atrativos turísticos, e o Porto Ecológico, é o mais importante. Aqui, além da história da nossa cultura, abriga as minhas lembranças dos tempos áureos de comércio, aqui aportavam navios como o Fernandes Vieira, trazendo mercadorias importadas pela hidrovia do rio Paraguai”, lembrou.

O debate com a mesa de trabalho da audiência pública, foi composta pelo prefeito José Antonio Assad e Faria, pelo representante do Poder Legislativo, vereador Antonio Bandeira de Moura Neto, pelo Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, respondendo pela Secretaria especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico Jorge José Pinto de e os engenheiros responsáveis pela elaboração e apresentação do projeto Orla Fluvial do município de Ladário.

 

Por: Da Redação