Ladário

EE 2 de Setembro desenvolve itinerário formativo intitulado Clube do Manoel

 

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual 2 de Setembro, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Ladário, integrantes do Itinerário “Clube do Manoel”, orientados pela professora Aglaisse Ramona Orichuela, estão desenvolvendo trabalhos sobre escritor Manoel de Barros, que nos seus versos trazem elementos regionais que se conjugavam a considerações existenciais e uma espécie de surrealismo pantaneiro.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos desde o mês de março. Os alunos iniciaram as aulas conhecendo o autor através da exibição de documentário intitulado “Só 10% é mentira”. Em seguida, os alunos pesquisaram sobre a biografia do escritor e analisaram as obras, fizeram cartazes e caricaturas do escritor. Os trabalhos foram expostos no mural da escola.

Atividade desperta interesse elas obras do escritor Manoel de Barros (Foto: EE 2 de Setembro)
Manoel de Barros faz parte do itinerário formativo dos estudantes (Foto: EE 2 de Setembro)

Documentário

Os estudantes também tiveram sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante, assistiram o documentário “Língua de brincar”, onde aprofundaram mais na linguagem utilizada nas obras do escritor Manoel de Barros. A professora Aglaisse trabalhou sobre paródia nessa aula e os alunos escolheram obras do escritor para parodiar e ilustrar os poemas.

Foi realizada também uma atividade em que os alunos conheceram o aplicativo de edição de folders chamado CANVA. Aprenderam a utilizar e criaram neste aplicativo cartazes e folders sobre a biografia, a história, poesia, frases marcantes sobre este autor. Estes trabalhos foram expostos nas redes sociais (face book, Instagram) da escola.

Logo após todos estes estudos, eles retornaram as obras do autor para escolher uma poesia para a realização de um curta metragem. A gravação foi realizada em frente à escola no Coreto da cidade e está em fase de edição para incluir a trilha sonora e outros detalhes. Ainda utilizando as plataformas digitais para auxiliar no estudo e divulgação, os alunos aprenderam a utilizar o site Sould Cloud que armazena arquivos de áudios.

Os estudantes novamente retornaram as obras do autor e gravaram podcasts declamando as poesias e realizando a análise dos poemas agora de forma oral. Foi criado uma página neste site e uma playlist com todas as gravações dos alunos. Eles se expressaram melhor com relação as obras.

*Adersino Junior, SED