Ícone do site Pérola News

Educação de Ladário mobiliza população para matrículas na EJA

Voltar para a sala de aula, às vezes, para muitos se torna impossível. Desculpas são dadas, ou até mesmo pelas responsabilidades no dia a dia, acabam sendo o principal obstáculo para que muitos jovens e adultos voltem a estudar, concluindo dessa maneira, os estudos, começando pelo Ensino Fundamental e Médio.

Porém, dando um incentivo a mais para essas pessoas que se encaixam nesse grupo, o município de Ladário, por meio da Secretaria de Educação, realiza através da equipe de Educação de Jovens e Adultos – EJA, um mutirão nos Bairros, alertando sobre as vagas ainda existentes, bem como também mostrando a importância de voltar para a sala de aula, incluindo o Brasil Alfabetizado para aqueles munícipes que nunca frequentaram as salas de aulas.

“O que a nossa equipe faz é repassar as orientações para cada família. Vistamos os Bairros, onde ficam localizadas as Escolas que oferecem a EJA, para que esses alunos que ainda não se matricularam, possam fazer a sua pré-matrícula, com os nossos profissionais, que logo em seguida, os orientam para dar segmento ao retorno deles à Escola”, explicou a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

Ao todo, em Ladário, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontece nas Escolas Municipais Farol do Norte, Professor João Baptista, Nelson Mangabeira e Marquês de Tamandaré.

Além dessas unidades, a Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, localizada no Projeto de Assentamento 72, também oferece a EJA, uma reivindicação atendida pelo executivo, após moradores cobrarem durante a Ação Prefeito Cidadão, ano passado.

O Curso de Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que atende jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao estudo ou continuidade dele nas etapas da Educação Básica. Ele é presencial e está dividido em quatro fases sendo a 1ª Fase referente aos 1º, 2º e 3º anos, a 2ª Fase 4º e 5º anos, 3ª Fase 6º e 7º anos e 4ª Fase 8º e 9º anos.

Na 1ª Fase a idade mínima é de 15 anos e nas demais fases a idade mínima é 18 anos completos até 31/3.

Para os alunos interessados, no ato matrícula os documentos necessários são: Certidão de nascimento (cópia); Comprovante de residência atualizado (cópia); Carteira do SUS (cópia)); Número do NIS (cópia); RG e CPF (cópia); Carteira de reservista (sexo masculino) (cópia); Transferência ou Histórico Escolar – Original.

Matriculados

Até o momento 220 alunos estão matriculados no Curso de Educação de Jovens e Adultos. Ainda existe um total de 85 vagas para 1ª Fase, 79 para 2ª Fase, 55 para 3ª Fase e 27 vagas para 4ª fase.

Já na zona rural quase 20 alunos estão matriculados. A equipe da Secretaria de Educação segue nos bairros vizinhos e circunvizinhos até sexta-feira, dia 20, matriculando os estudantes em idade escolar para frequentar a Educação de Jovens e Adultos, fazendo com que todos tenham a oportunidade de concluir seus estudos. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile