Ícone do site Pérola News

Educação apresenta Seminário Final do PME em Ladário; plano terá vigor até 2024

PME estrá em vigor por dez anos em Ladário

Representando um grande avanço não apenas na educação, como também para toda a sociedade ladarense, a Secretaria de Educação de Ladário apresentou o Seminário Final do Plano Municipal de Educação, que vinha sendo elaborado desde maio de 2014. O evento, que aconteceu na noite de sexta-feira, 17 de abril, no Lions Clube, contou com a presença do Prefeito José Antonio Assad e Faria, bem como de autoridades da região e estudantes.

O chefe do Executivo ladarense destacou a elaboração da ação, como um marco da educação, oportunidade da participação social, “é um momento de políticas de integração, fazendo análise de todos seus aspectos, elaborando estratégias de trabalho para ajudar no rendimento educacional e também no desenvolvimento da sociedade”, enfatizou.

Ainda conforme ele, este é um plano de educação para o município, abrangendo as esferas estadual, municipal e particular de ensino. “Portanto, está integrado à realidade das políticas publicas e à proposta de desenvolvimento que determinam as metas e as estratégias das ações na educação escolar”, afirmou José Antonio.

O PME é uma organização legal das metas e estratégias nacionais para priorizar as questões educacionais do município, de forma democrática. As bases de dados do IBGE, INEP, IDEB e a análise situacional do município organizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, estruturadas e analisadas exaustivamente durante as reuniões de grupo da Comissão Permanente de elaboração do PME, desenharam o panorama atual da educação do município permitindo a criação de estratégias educacionais para um período de dez anos, a contar de 2015, com sua aprovação. Nesse panorama, o PME deve transcender à perspectiva de um governo que tem o mandato máximo de quatro anos.

De acordo com a Coordenadora Municipal do PME de Ladário Sandra Laura de Campos Santiago García, além de importante, o evento representou o resultado final de um trabalho realizado desde maio de 2014, envolvendo representação de toda a sociedade ladarense. Sendo o Plano Municipal de Educação elaborado à luz do Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014) e do Plano Estadual de Educação (Lei Nº 4.621, de 22 de dezembro de 2014), tendo seu foco principal no planejamento da educação do município de 2015 a 2024.

“Foi realizada a aprovação do Regimento do Seminário que norteia todo esse processo dando continuidade, no sábado (18), terá continuidade com oficinas de discussão sobre as 20 metas que regerão a educação no município até 2024. Esse é um momento inédito na história da nossa cidade. Aqui não tínhamos um PME, nem mesmo um documento que desenhasse de forma peculiar a educação no município. Traçamos a primeira batalha fazendo a Lei do Sistema de Ensino, em 2012. Daí em diante, foram muitos momentos de tentativas de implementação dessa Lei, como a criação do Conselho Municipal de Educação. Agora, em 2015, finalmente, estamos conseguindo elaborar o nosso Plano Municipal de Educação, com vigência de dez anos, a contar de 2015. O mais importante desse Plano é ter sido um espaço democrático de discussão, percebendo a participação da população. É um plano do município, para os munícipes”, falou Sandra Laura.

Já a secretária da pasta Maria Eulina Rocha dos Santos, frisou que com a construção coletiva do Plano Municipal de Educação, não representa apenas melhorias para os alunos, como também representa melhoria de vida e desenvolvimento para o município. “A educação é compromisso de todos, quando recebemos pessoas que foram protagonistas desta ação, entende-se que a educação é um direito de todos, significa construir em conjunto o crescimento deste município, no âmbito intelectual, social e cultural com a ajuda dos três poderes”, comentou Maria Eulina.

Durante o evento, os participantes também puderam acompanhar duas palestras, sendo a primeira ministrada pela Professora Ângela Maria da Silva, consultora em educação, que trouxe a importância do alinhamento do PNE, PEE-MS e do PME, e a segunda palestra ministrada pela Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI/ Pantanal Claudia Araújo de Lima, que trouxe como tema, “O Plano Municipal de Educação e o Desenvolvimento Regional”, abrangendo toda a qualidade da construção do mesmo.

Plenárias das oficinas do PME

Foram realizadas no sábado (18), das 7h às 12h, na Escola Municipal Professor João Baptista, as plenárias das oficinas do PME, onde se discutiu as metas e estratégias de acordo com a realidade e perspectivas do município, e a plenária final para aprovação das mesmas.

Ao final deste processo, o Texto Base e o Projeto de Lei serão reestruturados em normas legais e encaminhados ao Poder Executivo do município e, em seguida ao Poder Legislativo para aprovação final.

“Após todo este percurso, cabe à sociedade empenhar-se em sua efetivação e acompanhamento das estratégias, no cumprimento das metas estabelecidas, até 2024”, finalizou Sandra Laura.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile