Ladário

Durante encontro SMAS apresenta projeto “Protagonismo juvenil de Enfrentamento Contra Abuso e Exploração sexual”

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS ) realizou uma reunião na Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania- SEMIPS, a fim de apresentar a todas as secretarias, fundações e superintendências um projeto referente ao 18 de maio, dia nacional de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes cujo tema é “Protagonismo juvenil de Enfrentamento Contra Abuso e Exploração sexual”.

Segundo a coordenadora do CREAS, Arizone Dy Andrade Salles, o projeto consistirá em uma mesa redonda, que reunirá a área governamental juntamente aos adolescentes do ensino regular (Municipal, Estadual e Particular) e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), indicados para representar a juventude de Ladário com a finalidade de discutir o tema alusivo ao 18 de maio e construir uma política de atendimento que vise combater o abuso e exploração sexual do município.

“De 19 a 23 de junho, com o auxílio da Secretaria de Educação, estaremos em todas as escolas do município de Ladário mobilizando e sensibilizado os alunos sobre a questão da exploração sexual. Nesse período serão selecionados dois representantes adolescentes de cada escola e também de nossos serviços , um titular e um suplente, que serão capacitados para estar participando da mesa redonda proposta pelo nosso projeto”, explicou Arizone.

Ainda conforme ela, nos dias 24 e 25 de junho, haverá na cidade de Campo Grande a Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento ao combate a exploração sexual, onde serão indicados e preparados através da Assistência Social, dois adolescentes que representarão Ladário para participar desse evento e trazer a experiência presenciada e os assuntos respaldados à mesa redonda.

Na ocasião o Secretário de Assistência Social Alexandre Ramos de Ohara, explicou aos presentes a importância do CREAS, que estará a frente com o projeto por trabalhar diretamente com a violação de direitos dentro da proteção de alta e média complexidade e divulgou as propostas da pasta.

“Já foi dialogado com toda a minha equipe da Assistência a questão do dia 18 de maio, e a ideia é montarmos e organizarmos um plano municipal de combate a exploração sexual que seja contínuo e gere resultados, juntamente de todos os eixos relacionados a este tema como saúde, educação, esporte, cultura, políticas públicas,e outros, cuja participação e colaboração em nosso projeto é essencial”, informou Alexandre.

O projeto contra o Abuso e Exploração sexual em parceria com a Fundação da Vale, conta também com o apoio da Marinha e seu vigor está previsto para o dia 27 de junho, “o nosso objetivo a princípio será de sensibilizar o adolescente a ser protagonista desse trabalho”, ressaltou o secretário da pasta.

Para a gerente da Casa de Cidadania, Justiça e Inclusão Social, Jane Contu, o projeto é fantástico, é uma promoção do direito e proporcionará a todas as secretarias um serviço mais completo em que um auxiliará o outro. “O papel da Cidadania a primeiro momento será o de orientar na qualificação e na formação profissional das crianças e adolescentes além da emissão de documentos”, afirmou.

Participaram da reunião a primeira dama Gisele Saab Assad e Faria, a superintendente de projetos da SEMIPS, Beatriz Cavassa de Oliveira, a superintendente de Políticas Públicas Creuza, Elizabeth da Matta, a diretora de Fomento e Promoção Cultural, Laura Helena Ribeiro, Agnaldo dos Santos (Fundação de Esporte) e a gerente de Assistência da Saúde, Elis Rosangela Flor.

 

Por: Da Redação