CorumbáLadário

Dr. Victor Rocha anuncia que projeto Casa Rosa poderá ser desenvolvido em Corumbá e Ladário

 

O projeto Casa Rosa se tornou uma referência nacional no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O projeto é liderado pelo vereador e médico mastologista Dr. Victor Rocha. Com mais de 9 mil atendimentos realizados e 173 casos de câncer diagnosticados desde sua criação, o projeto se consolidou como um marco na luta contra o câncer de mama e na garantia de atendimento de qualidade para a população de Mato Grosso do Sul.

Dr. Victor Rocha fala com exclusividade ao Pérola News sobre a expansão do projeto em Campo Grande e no interior do estado. Confira na íntegra a entrevista.

Pérola News – Qual é o principal objetivo do projeto Casa Rosa?

Dr. Victor Rocha – “O projeto é um trabalho importante que virou uma referência para o país. Nós começamos a fazer o atendimento no ambulatório chamado Casa Rosa. Além da gente ampliar e disponibilizar 100 vagas por semana, para as mulheres que precisam de um sistema único de saúde, a gente faz já a integração com os exames, ultrassom e biópsia de mama. Em pouco mais de três anos de atendimento, nós já fizemos quase 9 mil consultas e diagnosticamos 174 casos de câncer de mama. Todas essas pacientes operadas, encaminhadas para o tratamento oncológico, dando uma oportunidade a essas mulheres, não só de Campo Grande, como dos 34 municípios do interior do estado que dependem do atendimento em Campo Grande, incluindo Corumbá e Ladário, reduzindo a mortalidade pelo câncer de mama. A gente sabe que o câncer de mama é o câncer mais frequente na mulher, que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo, e a nossa principal arma é justamente a mamografia anual, a partir dos 40 anos de idade, com diagnóstico rápido das lesões mamares, assim fazemos aqui na Casa Rosa”.

Pérola News – Existe algum estudo para expansão do Casa Rosa?

Dr. Victor Rocha – “Demos início ao projeto Casa Azul, para cuidarmos da saúde do homem. Também vamos desenvolver outro projeto, para atender as crianças. Além disso, iremos ampliar o Casa Rosa para o interior do estado, para que as mulheres não precisem se deslocar até Campo Grande, para ter o seu atendimento em mastologia concluído”.

Pérola News – Qual a quantidade de atendimentos no projeto?

Dr. Victor Rocha – “Nós disponibilizamos toda semana 60 vagas na Santa Casa de Campo Grande, totalizando 240 atendimentos por mês. Já na sede oficial do projeto, disponibilizamos 40 vagas por semana, totalizando 160 atendimentos. Com isso, atendemos mensalmente uma média de 400 mulheres na luta contra o câncer de mama. Assim, aquela paciente que tiver um nódulo na mama ou uma alteração mamaria diagnosticada em um exame de ultrassom ou mamografia, é só procurar um Posto de Saúde mais próximo de sua residência e solicitar um atendimento médico com o mastologista Dr. Victor Rocha, ela será encaminhada para a Santa Casa ou para a sede do Casa Rosa”.

Pérola News – Qual o endereço da nova sede do Casa Rosa?

Dr. Victor Rocha – “A sede do projeto fica localizado na Rua Apetubas, nº 181, no bairro Tijuca, em Campo Grande, fica próximo ao terminal Aero Rancho. O objetivo da sede é zerar a fila de espera por consulta, pois no ano de 2021 quando começamos o atendimento do Casa Rosa, a situação era muito complicada, porque tínhamos aproximadamente 1 mil mulheres aguardando uma consulta por mastologista. Então, se eu tivesse uma paciente com um nódulo de mama e aquele nódulo fosse um câncer, ela esperava quase um ano para ser atendida por um mastologista, depois da consulta, pedíamos um ultrassom, porém tinha uma fila de mais de 2 mil mulheres na espera também. E o pior de tudo, quando a gente tinha um nódulo suspeito que precisava de uma biópsia, demorava mais de 2 anos. Nesse contexto, surgiu a ideia de criarmos a sede do projeto Casa Rosa”.

Pérola News – Além de consultas médicas, o que mais é oferecido na sede do projeto?

Dr. Victor Rocha – “Queremos mudar a vida das pessoas, fazer um atendimento de qualidade, até melhor do que no meu consultório particular, porque aqui na sede do projeto tem a consulta integrada e resolutiva. Se a paciente precisar fazer um ultrassom ou uma biópsia, daqui mesmo ela já é encaminhada, e já realiza os exames. Se houver necessidade de uma intervenção hospitalar, a paciente é encaminhada para a Santa Casa para o procedimento cirúrgico. Já no caso de câncer, encaminhamos a paciente para um oncologista para tratamento especializado. Então, é assim que a gente gosta de trabalhar, resolvendo os problemas, mostrando que mesmo pelo Sistema Único de Saúde é possível ter uma unidade de atendimento dos pacientes com resolutividade, zerando filas no SUS e dando dignidade para as pessoas que mais precisam do Sistema Único de Saúde”.

Pérola News – O senhor falou que existe a intenção de levar o projeto para o interior do estado, isso inclui Corumbá e Ladário?

Dr. Victor Rocha – “Corumbá é a minha natal. Lá tenho familiares e amigos. Morei na Capital do Pantanal até os 18 anos. Lá estudei no Tenir, no Santa Teresa, no SIEC e fiz cursinho no ENAM. Torço pelo Corumbaense, que está na liderança do campeonato estadual de futebol. Agora, voltando ao assunto do projeto, muitas pessoas entram em contato pedindo para que eu levasse o Casa Rosa e Casa Azul para Corumbá e Ladário, para atender mulheres e homens que necessitam de um atendimento especializado e resolutivo. Com certeza, as duas cidades serão atendidas com essa ampliação para o interior do estado. Entretanto, para levarmos o projeto até os dois municípios é preciso que as Prefeituras façam um termo de cooperação. Em breve estaremos se reunindo com os prefeitos das duas cidades para discutirmos a parceria”.

Pérola News – Como o senhor concilia a rotina de médico e de vereador?

Dr. Victor Rocha – “Na primeira eleição em 2020 fui eleito com 2.169 votos. Agora em 2024, fui reeleito com 5.355 votos. Estou muito feliz em poder contribuir com o município de Campo Grande, legislando em prol da população da capital. Porém, a pauta principal do nosso mandato é a saúde, trabalhando na melhoria dessa área, na valorização dos profissionais e principalmente em uma saúde digna a população. Hoje, faço parte da Sociedade Brasileira de Mastologia, sou vice-presidente da região Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Mastologia e responsável pelo Departamento de Políticas Públicas Nacional. Entretanto, não tenho problema em conciliar minha profissão médica com a política, pois quando fazemos com amor e dedicação, os obstáculos não existem, e quem ganha com isso são os meus pacientes e os cidadãos que confiram o seu voto na minha pessoa”.

Pérola News – Qual sua mensagem final sobre o projeto Casa Rosa?

Dr. Victor Rocha – “Lembrar que o projeto Casa Rosa é 100% regulado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e continuamos na luta por uma saúde melhor, pelo atendimento digno e de qualidade aos cidadãos sul-mato-grossenses. Na oportunidade, quero deixar os endereços eletrônicos das redes sociais, para aquelas pessoas que desejam esclarecer outras dúvidas sobre o projeto. Meu muito obrigado”.

https://www.instagram.com/casarosacgms/
https://www.facebook.com/drvictorrochavr/
https://www.instagram.com/drvictor.rocha/