CorumbáLadário

Doações em prol de crianças e adolescentes de Corumbá e Ladário podem ser deduzidas do IR/2022

 

Em 2016, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) de MS lançou a Campanha Leão Amigo da Criança, onde o contribuinte pode destinar parte do seu imposto de renda para programas de proteção infantojuvenil. 

Assim, ações como o Projeto Padrinho, desenvolvido pelo TJMS em todo o Estado, e a comemoração dos aniversariantes do mês nas instituições de acolhimento de Corumbá, bem como o pagamento de uma mesada financeira a esses menores acolhidos, podem existir.

Destaque-se que o Projeto Padrinho, existente há mais de 20 anos em MS, é uma iniciativa que busca o apadrinhamento de crianças e adolescentes em acolhimento, objetivando atender suas diferentes necessidades. Para tanto, os padrinhos podem ser afetivos, voluntários, prestadores de serviços e financeiros. 

Por meio dessa última modalidade de apadrinhamento podem ser custeadas diversas atividades como escola, curso e prática de esportes. Graças a essas doações, crianças e adolescentes sob a tutela do Estado podem ter o devido desenvolvimento social, físico e intelectual assegurado.

Atualmente em Corumbá e Ladário são mais de 50 crianças e adolescentes acolhidos e em acompanhamento que contam com a valorosa participação de voluntários e aporte dos serviços públicos pela equipe de atendimento local.

Além de terem o auxílio do Projeto Padrinho, essas crianças e adolescentes são beneficiados pelo pagamento direto de uma mesada. A ação foi instituída há alguns anos pelo juiz responsável pela área da infância na comarca, no intuito de incentivá-los a gerir suas economias e oportunizar a estes o poder de escolher o que consumir.

Por mérito dessas doações, além das atividades regulares desenvolvidas durante o ano, os acolhidos participarão no período de férias escolares de oficinas de artesanatos, confecção de biscoitos, doces, salgados, confecção de pipas, pinturas, concurso de música e dança, visitação a espaços públicos, entre outras atividades.

Outra ação que ganhou destaque em Corumbá este ano foi a comemoração dos aniversariantes do mês. O juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, que responde pela área da infância e juventude na comarca, aponta que a comemoração mensal dos aniversários nas instituições de acolhimento é uma forma de se ter um evento por mês, em vez de 12 natais, referindo-se ao grande número de eventos reservados para o mês de dezembro.

Maurício ressaltou que a continuidade desses projetos, seu crescimento e implementação de novas ações em prol das crianças e adolescentes em instituições de acolhimento dependem, no entanto, de doações. 

Para ser um incentivador, basta emitir um boleto gerado no site do TJMS pelo link  https://www.tjms.jus.br/contaunica/guia_deposito_emissao.php e preencher obrigatoriamente os seguintes dados: 

SubConta: 799386

DADOS DO PROCESSO

Nº do Processo: 0000423-57.2022.8.12.0008

Comarca/Vara: CORUMBÁ – 1ª VARA CIVEL

Natureza do Feito: PROJETO PADRINHO 

Mais informações sobre essas ações podem ser obtidas em https://www.tjms.jus.br/projetos/padrinho (Projeto Padrinho), https://www5.tjms.jus.br/projetos/projeto_leao.php (Projeto Leão Amigo da Criança) e pela Rede social Facebook do Projeto Padrinho Corumbá.

*Secretaria de Comunicação do TJ/MS