Ladário

Do Futebol ao Carnaval, mascote Sapo Carioca contagia Ladário

 

Com seu belo sorriso receptivo, malemolência, simplicidade e simpatia contagiante, o sapo, símbolo do Carnaval de Ladário, que ganhou carinhosamente o nome de Carioca, faz uma referência as pessoas que possuem o jeito descontraído e esfuziante, popularmente apelidadas dessa forma na cidade. A personalidade do sapo Carioca também é uma homenagem ao povo hospitaleiro ladarense que recebe a todos de braços abertos.

A ideia de criar um ícone que representasse Ladário surgiu na administração do prefeito José Antonio Assad e Faria que em 2011 resolveu tornar o sapo a marca do Carnaval Ladarense como forma de resgatar as histórias da cidade.

“O sapo faz parte do folclore de Ladário, sempre foi usado como mascote de times de futebol, nos clubes, nas associações e no Carnaval, e agora volta a ser incorporado num resgate da nossa história”, destacou o prefeito.

A imagem do sapo aos poucos foi sendo associada ao folclore de Ladário, e o fato é que desde os memoráveis tempos do Ladário Atlético Clube ele aparece como um simpático mascote e símbolo da equipe de futebol ladarense. Como as cantigas populares, as lendas e causos, o sapo também ganhou espaço na cultura da Pérola do Pantanal.

Quem acompanhava os jogos do Ladário Atlético Clube no Estádio Arthur Marinho ou em qualquer outra praça esportiva ouvia a melodia inconfundível da charanga ladarense. A música do sapo era tocada quando o time entrava em campo, quando fazia um gol e quando terminava o jogo. “Sapo não lava o pé, não lava o pé porque não qué; mora na beira da lagoa, não lava o pé, não lava o pé, porque não qué. Toda vez que o sapo faz, cunhé, cunhé, cunhé, com uma sapa muito boa…ele é o dono da lagoa!”

Do futebol para o Carnaval foi mais um pulo do sapo. Os Carnavais Ladarenses que antigamente contavam com o tradicional bloco chamado “Sapolândia”, por influência da lenda e tradição do Sapo, atualmente desfruta da alegria e irreverência do bloco Sapo da Madrugada que desfila no domingo de carnaval com cerca de 150 integrantes, resgatando dessa forma, os antigos e memoráveis carnavais ladarenses.

Todos os anos crianças e adolescentes, levados pelos pais, e jovens se misturam na festa que o bloco proporciona na noite do segundo dia de folia.

“O sapo da Madrugada, resgata os carnavais de raízes de Ladário, reunindo velhos e tradicionais foliões, e isso acontece todos os anos, é lindo de se ver, é lindo poder fazer parte de toda essa festa que verdadeiramente contagiante”, enfatizou a foliã do Bloco há mais de cinco anos, Elizangela Soares.

Também como homenagem ao sapinho que já é querido pelos foliões, foi criado o Bloco de Sujos ‘As sapinhas Ladarenses’ que desde 2010 desfila com muita irreverência e originalidade no Espaço da Folia.

Ao definirmos o Sapo “Carioca” como personagem do nosso carnaval, estamos resgatando a história da cidade e do nosso carnaval, e ao mesmo tempo criando uma identidade para o carnaval ladarense por meio desse personagem, fazendo com que nossa folia seja reconhecida visualmente e historicamente além das fronteiras do nosso Estado, finalizou a Diretora Presidente, Wanessa Rodrigues.

 

Por: Da Redação