CorumbáEstadoLadário

Dia Mundial da Água: Saúde e qualidade de vida, um compromisso da Sanesul com o nosso Estado

 

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, uma data importante para a Sanesul, empresa voltada ao abastecimento de água potável e à coleta e tratamento de esgoto. Neste dia, a Sanesul deseja que a mensagem sobre como a água transforma a vida das pessoas, esteja presente em cada lar sul-mato-grossense.

Imagine o seu dia, todas as atividades que você faz ao longo das 24 horas. Você irá perceber que a água está presente na sua vida o tempo todo: para matar a sua sede; cultivar alimentos; para cozinhar e lavar; na sua higiene pessoal. A água não só transforma, ela move a vida!

A Sanesul conseguiu universalizar o abastecimento de água nas localidades onde atua em Mato Grosso do Sul, motivo de orgulho nos 40 anos da empresa. Agora, busca aumentar progressivamente o índice de esgotamento sanitário mantendo um grande plano de investimento que vai promover melhorias importantes no setor.

A água que nos rodeia nas cidades percorre muitos caminhos até chegar às torneiras, chuveiros, mangueiras e caixas-d’água das residências. Muitas bombas, canos, estações de tratamento. Tudo é movido com tecnologia e operado por profissionais que se dedicam ao estudo e tratamento desse bem tão precioso.

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) atende 128 localidades com abastecimento de água tratada, sendo 68 municípios e 60 distritos. Produz (capta, trata e distribui) bilhões de litros de água por mês, possui 13 Estações de Tratamento de Água (ETA), 405 poços e 388 reservatórios.

Para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. A Sanesul capta água dos rios, córregos e poços por meio de bombas. Esta água é conduzida, através das adutoras de água bruta, até as estações de tratamento de água, também chamadas ETAs. Ali é transformada em água limpa e saudável.

Produzir água potável requer grandes investimentos para construir estações de tratamento e comprar os insumos necessários para purificá-la, além de constantes análises laboratoriais para garantir que as normas de qualidade estão sendo cumpridas.

Para levar água de qualidade até a torneira do consumidor, a empresa investe constantemente em tecnologia e equipamentos para serem usados no tratamento. Para controle dos padrões de potabilidade, são 11 laboratórios, sendo um central em Campo Grande, e outros 10 nas regionais instalados nas cidades de: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Juntos, processam mais de 8 mil análises microbiológicas e físico químicas/mês.

A Sanesul está, todos os dias, o tempo todo, na vida de milhares de sul-mato-grossenses. Cada gota de água que sai das torneiras das casas de moradores dos municípios onde atua é de responsabilidade da Sanesul. Para que isso aconteça de forma eficiente e responsável, há uma grande equipe de profissionais altamente capacitados trabalhando por traz desse processo tão complexo do saneamento. A análise da água no processo de tratamento e controle é feita várias vezes ao dia, todos os dias da semana, para garantir que o consumidor tenha a melhor água para o consumo.

A mensagem que fica é que a água desempenha um papel fundamental nas nossas vidas. Hoje é um dia especial, mas para a Sanesul todos os dias do ano é tempo de preservar e de cuidar desse nosso bem mais precioso e necessário para que não falte no futuro. (Assessoria de Comunicação Sanesul/MS)