Ladário

Dia de Finados movimenta comércio ambulante em Ladário

A feirante boliviana Suzana Bogado trocou sua habitual barraca de venda de roupas, pela de flores

 

A feirante boliviana Suzana Bogado trocou sua habitual barraca de venda de roupas, pela de flores
A ambulante ladarense Valéria de Moraes, também aproveitou a data para vender salgados, refrigerantes e doces

A porta do cemitério municipal de Ladário se encheu de comerciantes neste domingo, 2 de novembro, onde se é lembrado o dia de Finados, e se destina a prestar homenagens aos mortos. No cemitério de Ladário, diversas barracas foram montadas na calçada em frente ao local para comercialização de velas, flores, água e comidas.

A feirante boliviana Suzana Bogado trocou sua habitual barraca de venda de roupas, pela de flores. “Faz mais de 20 anos que montados a nossa barraca em frente ao cemitério de Ladário no dia de finados, nós vendemos todos os tipos de flores artificiais que varia de R$ 1,00 a R$15,00 e também velas, e conseguimos lucrar bastante em um só dia, já ficamos aqui desde as 6 da manhã e só saímos às 19 horas”.

Segundo a tradição cristã, as velas significam que as pessoas oferecem luz para aqueles que já partiram relembrando a luz da fé recebida no batismo. As flores também simbolizam a gratidão, respeito e saudade. A água ofertada representa a pureza, a paz de espírito e a unção batismal.

“Trago sempre velas para fazer minhas orações e flores para demonstrar todo carinho que sento por aqueles que mesmo não estando presentes mais diariamente vivem em meu coração”, explicou Cristina Silva.

A ambulante ladarense Valéria de Moraes, também aproveitou a data para vender salgados, refrigerantes e doces. A vendedora ressalta que o dinheiro extra que ganha em dias especiais, “Somos daqui de Ladário e sempre trabalhamos nas comemorações da cidade e a cada ano fica melhor trabalhar aqui, pois os lucros aumentam. Durante o dia precisamos fazer várias reposições dos nossos produtos porque a procura é alta”.

A Agemtrat (Agência Municipal de Trânsito) esteve presente no dia, auxiliando na orientação dos visitantes e ficaram incumbidos de organizar o trânsito de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Também houveram ações de fiscalização feitas pela equipe de postura da Prefeitura. O monitoramento focou o comércio irregular de vendedores ambulantes que ficaram no entorno dos cemitérios. A Rua Almirante Barroso foi a área demarcada e autorizada para que as flores e velas pudessem ser comercializadas.

 

Por: Da Redação