Conscientizar a população a mudar sua postura e prática frente ao combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como, a Dengue, Zika e Chikungunya é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação com a elaboração de Projetos de Combate ao vetor dentro da rede de ensino.
A iniciativa faz parte da campanha de mobilização do Ministério da Educação que elegeu os dias 19, 26 de fevereiro e 04 de março como o dia “D” da Educação Brasileira de combate ao vetor, com o intuito de promover uma ação conjunta, contínua e eficaz em relação aos cuidados que devem ser tomados para se evitar a proliferação do mosquito.
Nesta sexta-feira, 04 de março, será realizada a culminância das ações em todas as escolas da rede municipal de ensino, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação, Gestores, Coordenadores, Professores das Unidades Escolares, Alunos, e a Comunidade escolar. A Secretaria Municipal de Saúde também foi parceira da atividade, disponibilizando todo o material didático utilizado com as crianças e adolescentes durante a campanha de mobilização.
A dinâmica constituída para cada escola funcionou da seguinte forma, cada gestor escolheu uma série como representante e está ficou responsável por mobilizar e movimentar a escola no combate ao mosquito, os transformando em multiplicadores de informações e atitudes. Já os alunos ficaram responsáveis por arrecadar garrafas pet e demais utensílios necessários para montagem da armadilha contra o mosquito.
Na culminância, as armadilhas serão confeccionadas e distribuídas no bairro em torno de cada escola pelos alunos, que ficarão responsáveis em passar informações de combate e prevenção para os munícipes. O evento acontecerá durante todo o dia nas escolas municipais da cidade. (Assessoria PML)
Por: Da Redação