Ladário

Devotos são homenageados nos 120 anos da imagem de Nossa Senhora dos Remédios

A santa missa organizada pela Diocese foi celebrada pelo pároco Celso Ricardo

 

A santa missa organizada pela Diocese foi celebrada pelo pároco Celso Ricardo

A Diocese de Corumbá e Ladário realizou na noite deste domingo (06), procissão e santa missa para comemorar os 120 anos da entrega da imagem de Nossa Senhora dos Remédios ao município de Ladário. A padroeira dos ladarenses foi trazida pela Marinha do Brasil. Atualmente, a imagem da santa está abrigada no templo de Nossa Senhora dos Remédios, na rua do Couto, onde hoje se localiza o Santuário.

Padre Celso entregou Diplomas ao prefeito José Antonio e a primeira dama Gisele Saab
Vereador Baguá recebeu das mãos de padre Celso a comenda dos 120 anos

A procissão percorreu várias ruas da cidade. A santa missa foi celebrada pelo pároco Celso Ricardo. Na oportunidade, vários fiéis de Ladário e de outros municípios brasileiros e até do exterior receberam o Diploma de Devoto número um de Nossa da Senhora dos Remédios.

Presentes a missa, o prefeito José Antonio Assad e Faria, a primeira dama do município e secretária municipal Gisele Maria Saab Assad e Faria e o vereador Osvalmir Nunes da Silva (Baguá) receberam a comenda em comemoração aos 120 anos. Conforme padre Celso, o diploma também foi estendido a todos os vereadores e secretários municipais da cidade.

José Antonio falou do histórico da imagem e da sua importância para o município, “Nossa Senhora dos Remédios é considerada a santa dos enfermos e desesperados. Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada a Ladário. Por meio de Nossa Senhora dos Remédios, queremos propagar o turismo religioso para todo o país, para que mais pessoas conheçam Ladário como uma cidade de fé e fraternidade”.

Histórico

Os poderes atribuídos a Nossa Senhora dos Remédios, que segura o Menino Jesus com o braço esquerdo e um ramo de bálsamo com a mão direita, ultrapassou municípios e fronteiras. Tanto que a Igreja Matriz, após colecionar centenas de relatos de milagres e virar centro de peregrinação, recebeu a consagração de Santuário em 2008.

A igreja foi construída em estilo semi-gótico. Na festa de Nossa Senhora dos Remédios chegam peregrinos de Campo Grande, Cuiabá e de São Paulo. Entre os corumbaenses e bolivianos a santa tem muitos devotos.

No livro “Sopa Paraguaia”, o escritor e poeta ladarense João Lisbôa Macêdo (em memória) conta que a história de devoção começou com o capitão-tenente José Raymundo de Souza Lobo (em memória) , que deu a imagem de presente à cidade. Até ali, a estatueta, de origem espanhola, modulada em gesso, trazida para Ladário em 1895, ficava na capela do Arsenal da Marinha.

No seu primeiro centenário, comemorado em 2 de Setembro de 1878, Ladário lançou a pedra fundamental para a construção do templo de Nossa Senhora dos Remédios. “A construção foi efetivamente iniciada em 1892, quatorze anos mais tarde, e nesse ínterim as missas eram realizadas ao ar livre”, relata Lisboa.

Incorporada ao cotidiano dos católicos de Ladário, a santa é representada no Brasão Municipal por meio de duas flores de lis. (Com informações do portal da PML)

 

Por: Domingos S. de Arruda