Ladário

Descartes inadequados de lixo e entulhos começam a ser notificados em Ladário

"Nós estamos passando por todos os bairros de Ladário notificando tudo que é considerado irregular dentro da lei", disse Tatianne Grizoste

 

"Nós estamos passando por todos os bairros de Ladário notificando tudo que é considerado irregular dentro da lei", disse Tatianne Grizoste
Gerente de Tributos da Prefeitura de Ladário, Eder Wilson Souza dos Santos, em atendimento no setor

A Prefeitura de Ladário já iniciou a fiscalização efetiva dos terrenos, calçadas, descartes de lixo seco e entulhos, entre outros. Isso faz parte das diversas formas de ações elaboradas pelo município, para informar e educar a população num trabalho de conscientização sobre os problemas decorrentes do lixo e dos cuidados necessários com a cidade.

“Inúmeras ações foram realizadas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dar destino correto ao nosso lixo. Agora, vamos começar a realizar notificações, podendo, inclusive, ocasionar multas”, comentou o secretário de Infraestrutura Jorge De Castro.

Conforme o que institui o Código de Posturas do Município, o valor da multa é dado a partir de uma Unidade Padrão Fiscal de Ladário que é de R$ 10,00.

A atitude tomada pelo município, visa tornar a cidade mais limpa e agradável para moradores e visitantes. A limpeza da cidade não é apenas uma questão de beleza, mas também uma questão de saúde publica. Os problemas do lixo acarretam também em prejuízos nas redes pluviais, no meio ambiente, entre outros locais.

A equipe de fiscais de obras e postura já está percorrendo as ruas e notificando as propriedades quanto à remoção do lixo não domiciliar, entulhos, resto de obras e limpeza de terrenos.

“Nós estamos passando por todos os bairros de Ladário notificando tudo que é considerado irregular dentro da lei. Os proprietários que tiverem suas casas ou terrenos sujos têm o prazo máximo de cinco dias para realizar a limpeza. Caso os vizinhos desconheçam o proprietário, caberá à fiscalização buscar o mesmo, através do cadastro do IPTU. O não cumprimento da notificação resulta em um auto de infração”, explicou a fiscal de obras e postura, Tatianne Grizoste de Moraes.

Ainda conforme Tatianne, os moradores têm a opção de se dirigir ao setor de tributos da prefeitura, localizado na Rua Corumbá, n° 500, recolher uma taxa no valor de R$ 30,00, e o caminhão da limpeza irá até o local pegar todo o lixo para o descarte.

Para a moradora do bairro Almirante Tamandaré Rosalia Massay, cuidar da cidade em que se vive e principalmente da sua casa é essencial para a qualidade de vida da própria população, “ Sempre busco manter meu terreno e todo arredor da minha casa limpo, não apenas porque existe uma lei que obriga e sim porque não quero acúmulo de lixo em frente de casa ou no meu quintal até porque a sujeira gera doença, e eu prezo sempre pela saúde de toda a minha família”.

Por meio do seu serviço de Fiscalização, Ladário exercerá permanente vigilância sobre os terrenos localizados dentro da zona urbana, e nas estradas que ligam a cidade a zona rural para que não haja o descarte incorreto de lixo.

Denúncias

Como forma de amenizar o problema que contamina toda a cidade, a Prefeitura disponibiliza o telefone da Secretaria de Infraestrutura 3226-2880 e da Fundação de Meio Ambiente 3226-5135 para que os moradores possam colaborar denunciando, oferecendo o endereço do terreno e preferencialmente, o nome do proprietário. E quando se tratar da estrada que liga o assentamento a cidade, a localização de onde o lixo foi descartado.

 

Por: Da Redação