Ícone do site Pérola News

Deputado Evander solicita reforma em quarteis da PM de Ladário e Porto Murtinho

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Evander Vendramini (PP), apresentou requerimento para que sejam realizadas reformas em dois quarteis da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Os requerimentos foram encaminhados ao Comando Geral da PM/MS. As reformas foram solicitadas para os quarteis do 3º Pelotão da PM, em Ladário, e para 11º Batalhão da PM, em Porto Murtinho.

Conforme o parlamentar, as reformas objetivam melhorar as condições de trabalho dos policiais. “Um local onde o ambiente é agradável e com uma boa estrutura física garante um melhor desempenho dos trabalhadores, fazendo com que atuem de forma mais eficaz nas rondas e policiamento nesses municípios”, afirmou Evander.

Saúde

Em outra sessão, o deputado apresentou requerimento à Secretaria de Estado de Saúde, solicitando informações sobre controle de casos de esporotricose humana em Mato Grosso do Sul e se estão sendo registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo através de uma ferida na pele. A infecção pode afetar tanto humanos quanto animais e ocorre, principalmente, pelo contato do fungo na pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira, contato com vegetais em decomposição, arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.

“Também gostaria de saber se a Secretaria de Saúde tem alguma campanha com a intenção de orientar os cidadãos e principalmente os médicos veterinários, técnicos e estudantes de veterinária, assim como as demais especialidades médicas como, por exemplo, dermatologia, oftalmologia, sobre sua conscientização”, afirmou o Parlamentar.

Conforme Evander, existe uma portaria, de número 204/2016, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos da saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. “Houve um aumento nos casos de esporotricose nos últimos anos e, para tratar a doença e desencadear medidas de controle, é imprescindível que façamos atualização da relação de casos para podermos nos adequar à necessidade de saúde de Mato Grosso do Sul”, explicou. (Informações da Assessoria de Imprensa do Deputado)

Sair da versão mobile