Ícone do site Pérola News

Marinha e Exército se unem nas ações de combate à Dengue em Ladário

Ladário contará com a ajuda da Marinha e Exército

O município de Ladário, através da Secretaria de Saúde e de Infra-estrutura e Serviços Públicos, em parceria com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, começam nesta terça-feira, 13 de maio, um mutirão contra a dengue. Com o tema “Promoção e Prevenção à Dengue”, ao todo 20 militares da Marinha e Exército, assim, como 10 Agentes de Endemias, devem percorrer os bairros de Ladário, até o final desta semana. Até o momento o município registrou apenas 93 notificações de dengue com 12 casos confirmados da doença.

“Atividades como essas só vem a somar. Desta vez contamos com a parceria dos militares da região. Os trabalhos serão reforçados e nossas equipes estarão nas ruas orientando passo a passo, sobre a prevenção da doença, que mais uma vez volto a repetir, o mosquito é doméstico e está dentro de casa, por isso a importância de manter os quintais limpos, é necessário uma quarta força, a conscientização da população”, diz o Secretário de Saúde Cleber Colleone.

Ainda de acordo com o secretário da pasta, o mutirão começará pelos bairros da parte alta da cidade, sendo Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguá, que apresentam o Índice de Infestação Predial (IIP), equivalente ao LIRAA do Município, abaixo de 2%, muito próximo, o que recomenda a Organização Mundial de Saúde, que é 1%.

“As ações são concentradas em todos os nossos bairros, porém, essas localidades recebem uma maior atenção pelo fato dos moradores enfrentarem uma situação que é constante, a falta de água. Eles acabam estocando água em reservatórios que servem em sua maioria, como criadouro do Aedes Aegypti. De cada 10 focos, podemos encontrar 09 nesses recipientes utilizados como criadouros do mosquito”, explicou Colleone.

O bairro Nova Aliança é o que mais preocupa, com 23 casos notificados, seguido do Centro (19); Santo Antonio (18); Alta Floresta (14); Boa Esperança (09); Conjunto Mangueiral (04) Zona Rural Apa Baía Negra (03); Almirante Tamandaré (02). A ação terá início a partir das 08h00 na sede do Núcleo de Controle de Zoonoses desta cidade, localizado no bairro Alta Floresta.

Resultados

Durante a ação realizada com o apoio de Militares do Exército Brasileiro, em março, foram retirados 7,5 mil kg de materiais como garrafas pet e de vidro, latas, pneus e até mesmo sofás, fogões e geladeiras, que serviam como criadouros para o mosquito da dengue. Outra medida que está em andamento é a notificação de terrenos baldios. As equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras e Saúde e o Setor de Tributos da Prefeitura, só no mês de abril notificaram aproximadamente 22 terrenos.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile